PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, 17h:26
Tamanho do texto A - A+
FICA ESPERTO
ARTESANATO Twitter

Mato Grosso perde o Mestre Artesão Lupércio dos Anjos

Por: Redação

REPRODUÇÃO

LUPERCIO

 

Lamparinas, cestas de ovos, rosa mandala, rosa cabide são algumas das peças que eram confeccionadas por Lupércio José dos Anjos, um baiano que escolheu o município de Nobres (100 km de Cuiabá) para viver e desenvolver o artesanato que lhe deu reconhecimento nacional e internacional. Ele faleceu neste domingo (18.08), em uma casa de apoio, aos 84 anos.

 

Quando jovem, Lupércio saiu do estado nordestino para São Paulo junto com o irmão. Mas as circunstâncias da vida separaram a família e ele acabou chegando a Mato Grosso. Em Nobres, descobriu que tinha talento para o artesanato e começou a confeccionar as peças que lembravam a infância na Bahia.

 

Em 2018, na Feira Nacional de Artesanato (Fenearte), em Recife, foi reconhecido pelo Sebrae nacional como Mestre Artesão.

 

O título coroou as três décadas de trabalho, destacando a admiração dos demais colegas e da sociedade. A arte de Lupércio dos Anjos era feita do reaproveitamento de latas de tinta, de leite em pó e de extrato de tomate, e tinha o grande diferencial nas pinturas, inspiradas em livros chineses.

 

Suas peças estão expostas em galerias de arte em Portugal, na França, nos Estados Unidos e aqui no Brasil, nos estados de Maceió, Pernambuco, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais, além de galerias cuiabanas.

 

Segundo a coordenadora de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Lourdes Josafá Sampaio, seo Lupércio se preocupava com o seu legado. “Ele questionava o porquê de as pessoas não quererem mais aprender arte. Ensinou uma artesã a sua técnica, mas a pintura das peças era algo único que só ele sabia fazer”, contou.

 

Lupércio dos Anjos foi velado e enterrado em Nobres na última segunda-feira (19.08). Não tinha esposa, nem filhos.

 

Twitter

PUBLICIDADE



Edição 195 Agosto de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados