Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 10:28 - A | A

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 10h:28 - A | A

NEGOCIAÇÃO DE PAZ

Secretário interino de Defesa dos EUA realiza visita surpresa ao Afeganistão

G1

 

O secretário interino de Defesa dos Estados Unidos, Pat Shanahan, chegou nesta segunda-feira (11) ao Afeganistão em uma visita surpresa para se reunir com altos funcionários afegãos e os comandantes das tropas internacionais, em plenas negociações de paz entre Washington e os talibãs.

 

Shanahan disse ser importante o governo do Afeganistão se envolva nas conversas que visam o fim da guerra de 17 anos e das quais esteve excluído até agora.

 

Nos últimos meses, talibãs e representantes dos EUA mantiveram contatos nos Emirados Árabes Unidos e no Catar, mas os insurgentes se negaram a se sentar à mesa com o Governo afegão e advogaram por falar só com Washington. A próxima rodada de conversas deve ocorrer no Catar em 25 de fevereiro. 

 

Além disso, na semana passada uma conferência reuniu durante dois dias em Moscou políticos de distintas ideologias - sem a presença do Executivo de Cabul -, cujos presentes transferiram o apoio às negociações entre os Estados Unidos e os talibãs.

 

"Os afegãos têm que decidir como o Afeganistão será no futuro. Não se trata dos EUA, trata-se do Afeganistão."

 

Shanahan também disse que seu objetivo na viagem é ser informado pelos comandantes da situação no local e depois informar Trump sobre suas conclusões.

 

De acordo com a agência Reuters, ele se reunirá com o presidente afegão, Ashraf Ghani, além de soldados dos EUA. Esta é a primeira visita de Shanahan desde que assumiu o posto interino em janeiro, em substituição de Jim Mattis.

 

Retirada do Afeganistão

 

Quanto à estratégia militar, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou recentemente de forma repentina um plano para retirar a metade do contingente que seu país mantém no Afeganistão, cerca de 7 mil soldados dos 14 mil desdobrados.

 

A maior parte destes soldados está integrada na missão de treino das tropas afegãs realizadas pela Otan, que conta, além disso, com o apoio das tropas americanas que realizam de maneira independente a antiterrorista Operação Sentinela da Liberdade.

 

Shanahan disse que, por ora, não recebeu nenhuma orientação para reduzir as tropas de sua nação no Afeganistão. Cabul receia que uma retirada acentuada de forças dos EUA desencadeie o caos na região.

 

O Governo afegão controla cerca de 55% do território do Afeganistão e os talibãs dominam em torno de 11%, enquanto o resto do território está em disputa, segundo dados do inspetor especial geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR), do Congresso dos Estados Unidos.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários