Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 09:50 - A | A

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 09h:50 - A | A

RÉUS

Justiça da Espanha condena líderes separatistas da Catalunha

G1

Emilio Morenatti

ESPANHA

 

A Suprema Corte da Espanha condenou nove líderes separatistas da Catalunha nesta segunda-feira (14) por envolvimento na tentativa fracassada de independência na região em 2017. Todos os réus foram absolvidos da acusação mais grave, a de rebelião, mas receberam penas que vão de 9 a 13 anos. A sentença provocou protestos na região.

 

Outros três réus que também foram julgados por envolvimento no referendo de outubro de 2017, realizado apesar de uma proibição, e na declaração de independência de curta duração foram considerados culpados somente de desobediência e não receberam penas de prisão.

 

O antigo chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que as sentenças são uma atrocidade, e o líder do parlamento regional, Roger Torrent, as classificou como um ataque à democracia.

 

A sentença volta a colocar a questão da Catalunha no centro do debate político, a menos de um mês de novas eleições legislativas, em 10 de novembro.

 

Protestos

Os líderes separatistas criticaram a decisão da corte e enviaram mensagens por meio de redes sociais pedindo para que as pessoas fossem às ruas se manifestar.

 

Em Barcelona, três grandes ruas foram interditadas por manifestantes que exibiam cartazes pedindo "Liberdade para os presos políticos". Diante da sede do pró-independência Omnium Cultural de Barcelona, um multidão bradava "Nós faremos de novo!" -- um slogan usado por apoiadores separatistas que querem realizar um novo referendo.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários