Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 10:20 - A | A

Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 10h:20 - A | A

TORONTO

Suspeito de atropelamento seria 'socialmente desajeitado'

Reuters

O suspeito de dirigir uma van branca contra uma multidão em Toronto, no Canadá, deixando 10 pessoas mortas e 15 feridas nesta segunda-feira (23), é descrito por seus conhecidos como um jovem "socialmente desajeitado" e "expert em computadores e tecnologia". As informações são do jornal canadense The Globe and Mail.

Reuters

van toronto

 

Em coletiva de imprensa, o chefe de polícia Mark Saunders identificou o suspeito como Alek Minassian, de 25 anos. Minassian é de Richmond Hill, Ontario, e não tinha antecedentes criminais. Ele foi detido e está sob custódia. 

 

Alunos da faculdade Seneca, de Toronto, onde o suspeito estudou por pelo menos sete anos, afirmaram ao periódico que Minassian era visto como um homem sem convicções religiosas ou políticas e sem tendências à violência. Eles disseram duvidar que Minassian poderia dirigir, ainda mais planejar um atropalamento em massa. 

 

Pelo menos três colegas de classe do jovem declararam ao The Globe and Mail acreditar que ele sofria de algum tipo de 'incapacidade social'.

 

Um dos estudantes, que informou ter feito um projeto na faculdade com Minassian, relatou que o suspeito tinha dificuldades em se relacionar, falar com outras pessoas e trabalhar sob pressão — além de apresentar um tique nervoso de tremer as mãos e bater na própria cabeça. O estudante, que não quis ser identificado, disse não acreditar que Minassian tenha agido por motivações políticas. Para o jovem, o suspeito perdeu o controle do veículo e entrou em pânico.

 

Em um vídeo do momento da detenção de Minassian que circula pelas redes sociais, é possível ver o suspeito pedindo ao policial que o mate após sair do carro.

 

Outro estudante de ciências da comunicação na faculdade Seneca contou ao The Globe and Mail que Minassian concluiu um curso na área na semana passada. O suspeito teria importantes habilidades de codificação (listagem de dados ou programas de computador codificado).

 

Na segunda-feira à noite, a polícia canadense isolou uma propriedade de Richmond Hill cujos registros estariam em nome de Vahe e Sona Minassian.

 

O The Globe and Mail revelou que, em 2009, uma mulher identificada como Sona Minassian foi entrevistada pelo jornal Richmond Hill Liberal lamentando que seu filho — que sofria de uma forma de autismo chamada Síndrome de Asperger — corria o risco de perder o acesso a um programa especial chamado "Helpmate". O projeto ajudava o adolescente a "trabalhar suas barreiras cognitivas e se preparar para o local de trabalho". O nome do filho de Sona não foi citado na reportagem.

 

Atropelamento em massa

 

O atropelamento ocorreu pouco antes das 13h30 (14h30 no horário de Brasília), num momento em que um grande número de trabalhadores estava em horário de almoço. Pelo menos uma testemunha descreveu o motorista como parecendo atingir as vítimas deliberadamente num espaço de aproximadamente 1,6 km.

 

A tragédia se deu a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, onde os ministros das Relações Exteriores do G7 — formado por Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão — se reuniram nesta segunda-feira. Não houve nenhuma mudança perceptível na segurança em torno do Hotel Intercontinental, onde os ministros se reuniam.

 

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que as autoridades estão investigando o incidente. "Ainda estamos coletando informações e, assim que pudermos, compartilharemos com os canadenses", afirmou Trudeau a repórteres cerca de uma hora após a notícia do incidente.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários