Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 15:00 - A | A

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 15h:00 - A | A

CONTEÚDO

Conversa de Trump com líder de outro país é objeto de denúncia de agente de serviço de inteligência dos EUA, diz imprensa

G1

Erin Scott

TRUMP

 

Um membro de um serviço de inteligência dos Estados Unidos protocolou uma reclamação contra o presidente Donald Trump, que teria firmado um compromisso verbal com o líder de um outro país que ele não poderia fazer, de acordo com reportagem desta quinta-feira (19) do jornal “The Washignton Post”.

 

O pedido foi aceito pelo inspetor geral das agências de inteligência dos EUA, Michael Atkinson, que teria classificado a reclamação como uma preocupação urgente, diz o jornal.

 

Com esse status, o caso precisa ser notificado a comissões parlamentares.

 

Um deputado do Partido Democrata, Adam Schiff, pediu para que todo o conteúdo do caso seja revelado ao Congresso, mas o governo se recusou a fazer isso.

A reclamação foi protocolada no dia 12 de agosto, de acordo com uma pessoa ouvida pela agência Reuters que prefere não revelar sua identidade.

 

O autor do pedido não deve ser alguém da CIA, segundo essa fonte da Reuters, porque essa agência tem seu próprio inspetor geral –portanto, o tema não seria levado a Atkinson, o inspetor das agências de inteligência do país.

 

Um painel de deputados se encontrou com Atkinson em uma sessão fechada nesta quinta (19) para discutir o caso. Haverá uma audiência na próxima semana com o diretor nacional de inteligência, Joseph Maguire.

 

O presidente Trump classificou a história como “fake news”.

 

Ele afirma que, quando conversa pelo telefone com líderes estrangeiros, tem a consciência de que há gente das agências de inteligência ouvindo a conversa – e que do outro lado da linha o mesmo acontece.

 

“Sabendo isso, será que alguém é suficientemente bobo para acreditar que eu diria algo inapropriado a um líder estrangeiro enquanto estou em uma chamada potencialmente altamente populosa?”, ele escreveu numa rede social.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários