Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Sexta-feira, 25 de Maio de 2018, 09:34 - A | A

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018, 09h:34 - A | A

QUEDA DO MH17

Holanda e Austrália exigem que Rússia assuma responsabilidade

O Globo

O ministro do Exterior holandês, Stef Blok - BART MAAT / AFP

A Holanda e a Austrália anunciaram nesta sexta-feira que vão exigir que a Rússia assuma responsabilidade pela derrubada do avião do voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014, que matou as 298 pessoas a bordo, além de buscar uma indenização pelo acidente. Horas após o anúncio, a União Europeia e a aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se alinharam aos governos holandês e australiano. A Rússia negou novamente qualquer envolvimento.

 

O governo holandês fez seu pronunciamento um dia após um relatório da equipe de investigadores internacionais indicar que o míssil tipo Bulk que derrubou o avião foi lançado pela 53ª Brigada Antiaérea da Rússia.

 

A aeronave foi atingida pelo míssil de fabricação russa, em 17 de julho de 2014, quando levava 298 pessoas a bordo, dois terços delas holandesas, mas também com australianos, britânicos, malaios e indonésios. O avião sobrevoava o território controlado por separatistas pró-Rússia, na região Leste da Ucrânia, onde enfrentavam as tropas leais a Kiev. Todas as pessoas no avião morreram.

 

O ministro do Exterior holandês, Stef Blok, disse que um possível próximo passo seria apresentar o caso a algum tribunal internacional, mas indicou que os dois países primeiro exigiriam uma reação mais subtancial de Moscou.

 

— Agora foi indiscutivelmente provado que há conexão direta entre o míssil que atingiu o MH17 e o Exército russo — disse Blok em coletiva de imprensa, em Haia. — Convocamos a Rússia a aceitar sua responsabilidade e cooperar integralmente com o processo para estabelecer a verdade e alcançar a justiça para as vítimas do voo MH17.

 

Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou a acusação. Ele disse nesta sexta-feira que a Rússia foi excluída da investigação e, por isso, não pode confiar nos resultados. Peskov acusou a Ucrânia de ter contribuído com a tragédia ao fracassar em impedir o tráfego aéreo civil sobre a zona de guerra.

 

Mais cedo, Blok telefonou ao ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, que se mostrou indiferente e repetiu que a Rússia não tem culpa.

 

— A Rússia não cooperou de forma alguma (com a investigação criminal) — disse Blok.

 

O ministro holandês disse que Holanda e Austrália buscarão recuperar danos financeiros, "mas também uma indenização em forma de cooperação". Blok afirmou que a tentativa de responsabilizar a Rússia sob a lei internacional seria diferente, paralela ao processo de investigação contínua dos procuradores que tentarão individualmente uma resposta do país.

 

 

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários