Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019, 09:36 - A | A

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019, 09h:36 - A | A

FAMÍLIA

Irmão do premiê britânico deixa o governo e o parlamento

G1

DANIEL LEAL

IRMAO PREMIE

 

O irmão mais novo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta quinta-feira (5) ao cargo de deputado e ao de ministro de estado para as Universidades e a Ciência. Jo Johnson afirmou estar "dividido entre a família e o interesse nacional".

 

"Nas últimas semanas estive dividido entre a lealdade familiar e o interesse nacional - é uma tensão irresolúvel e o momento para que outros assumam minhas funções como membro do Parlamento e ministro", anunciou no Twitter.

 

Jo Johnson também pediu demissão do governo de Theresa May, reclamando um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

 

Impasse sobre o Brexit

A renúncia acontece um dia depois de a Câmara dos Comuns aprovar uma lei que tenta impedir que o Brexit ocorra sem acordo e rejeitar o pedido de novas eleições feito por Boris Johnson. O resultado – 327 votos a favor e 299 contra. O premiê defende a saída do Reino Unido da União Europeia até a data limite de 31 de outubro, com ou sem acordo com o bloco.

 

Em uma tentativa de reduzir as chances dos parlamentares impedirem a concretização do Brexit, Boris Johnson suspendeu, com a aprovação da rainha Elizabeth II, as sessões do Parlamento a partir da semana que vem até 14 de outubro.

 

A medida, embora prevista na legislação local, foi acusada de autoritária pela oposição e foi desaprovada, inclusive por membros do Partido Conservador.

 

Parlamentares pró-União Europeia entraram na justiça para contestar a decisão na Inglaterra, na Irlanda do Norte e na Escócia. O principal tribunal civil escocês decidiu que a iniciativa é legal, mas as outras duas ações judiciais, em Belfast e Londres, ainda estão em andamento.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários