Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 11:01 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 11h:01 - A | A

DECISÃO

Justiça rejeita segunda ação contra a suspensão do Parlamento britânico

G1

Simon Dawson

PARLAMENTO

 

O Alto Tribunal de Londres rejeitou nesta sexta-feira (6) uma ação contra a decisão do primeiro-ministro, Boris Johnson, de suspender o Parlamento a partir da próxima semana e até 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista para o Brexit.

 

O magistrado Ian Burnett autorizou, no entanto, um recurso para o caso na Suprema Corte em uma audiência que acontecerá em 17 de setembro.

 

A ação havia sido apresentada pela empresária e ativista anti-Brexit Gina Miller com o apoio de vários pesos pesados políticos - entre eles o ex-primeiro-ministro conservador John Major -, que consideram a suspensão parlamentaria uma manobra para amordaçar os opositores a um Brexit sem acordo.

 

"Minha equipe legal e eu não abandonaremos a luta pela democracia. Abandonar agora seria faltar com o nosso dever", afirmou Miller, que em 2017 venceu uma importante batalha judicial sobre o Brexit contra o governo de Theresa May.

 

Um juiz escocês já havia rejeitado na quarta-feira (4) um caso similar por considerar que a decisão de Johnson faz parte do "domínio da política e não pode ser avaliada com critérios legais, apenas políticos".

 

Uma terceira demanda contra a suspensão parlamentar, apresentada na Irlanda do Norte, ainda será examinada.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários