Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 21 de Maio de 2019, 10:10 - A | A

Terça-feira, 21 de Maio de 2019, 10h:10 - A | A

CRESCENTE TENSÃO

Rebeldes iemenitas lançaram mísseis contra cidade sagrada para os muçulmanos

France Presse

Reprodução

 

Dois mísseis balísticos lançados na direção de Meca, na Arábia Saudita, por rebeldes do vizinho Iêmen foram interceptados, informou a mídia saudita nesta terça (21).

 

A defesa aérea interceptou e "neutralizou" na segunda-feira os projéteis em duas regiões do país, segundo o porta-voz da coalizão anti-rebelde iemenita liderada pela Arábia Saudita, o coronel Turki al-Maliki.

 

O jornal "Asharq al Awsat" e a rede de televisão Al Arabiya afirmam que os mísseis tinham sido lançados em direção à cidade sagrada de Meca, e que os autores dos disparos foram os huthis, rebeldes apoiados pelo Irã.

 

Insurgentes já fizeram outras tentativas

Essa é a terceira tentativa dos insurgentes iemenitas de atingir a cidade sagrada desde o início da intervenção saudita no Iêmen, em março de 2015, de acordo com a mídia da Arábia Saudita.

 

Um porta-voz oficial dos huthis negou ter atacado lugares sagrados muçulmanos.

 

O ministro da Informação do governo iemenita, apoiado por Riad, Muamar al Iryani, acusou os huthis de terem lançado esses mísseis seguindo "ordens iranianas" e descreveu o ato como um "crime terrorista".

 

Diante das crescentes tensões no Golfo, a Arábia Saudita, grande rival regional do Irã, pediu na segunda-feira a convocação urgente de duas cúpulas, do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e da Liga Árabe, a ser realizada em 30 de maio em Meca.

 

Os xiitas huthis, rebeldes pró-iranianos que controlam grandes áreas no Iêmen, já atacaram na semana passada a região de Riad, usando drones contra duas estações de bombeamento de um oleoduto que liga o leste e o oeste da Arábia Saudita.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários