Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 21 de Maio de 2019, 09:53 - A | A

Terça-feira, 21 de Maio de 2019, 09h:53 - A | A

EMIGRAÇÃO EM MASSA

Três milhões deixaram a Venezuela desde 2015; ONU diz que situação merece status de crise de refugiados

Reuters

Reprodução

 

Cerca de 3,7 milhões de pessoas deixaram a Venezuela em decorrência da crise política, econômica e social que atinge o país nos últimos anos e merecem proteção como refugiados, afirmou nesta terça-feira (21) a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

"Todos os dias, vemos uma média entre 3 mil e 5 mil pessoas saindo da Venezuela. Cerca de três milhões de pessoas que deixaram os país desde 2015", disse Liz Throssel, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), durante uma coletiva de imprensa em Genebra.

O balanço da ONU indica que, no final de 2018, cerca de 460 mil venezuelanos solicitaram asilo e a maioria deles o fez em países vizinhos da América Latina.

 

Por volta de 1,4 milhão de venezuelanos receberam autorização de residência ou vistos - de caráter humanitário ou para trabalhar - para se estabelecer legalmente em países latino-americanos.

 

"Levando em conta a deterioração da situação política, econômica, humanitária e de direitos humanos na Venezuela (...), o Acnur considera que a maioria dos que fugiram do país precisa de um sistema internacional de proteção aos refugiados", explicou Throssel.

 

"É extremamente importante que, dada a situação na Venezuela, não haja deportações, expulsões ou retornos forçados", disse Liz Throssell

 

A emigração em massa de venezuelanos é um dos mais importantes deslocamentos na história recente da América Latina.

 

Venezuelanos no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou em agosto de 2018 que cerca de 30,8 mil venezuelanos viviam no Brasil. O levantamento usou como base dados da Coordenação Geral de Polícia de Imigração da Polícia Federal a partir de 2015. Naquele ano, eram cerca de mil venezuelanos vivendo no país. Assim, em apenas três anos essa população aumentou 3.000%.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários