Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020, 07:44 - A | A

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020, 07h:44 - A | A

OTIMISTA

Trump diz que vacina para novo coronavírus virá 'rapidamente' e que risco aos EUA ainda é baixo

G1

Carlos Barria/Reuters

Presidente dos EUA, Donald Trump

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (26) que os cientistas do país já estão a caminho de encontrar uma vacina contra o novo coronavírus.

 

"Falando com médicos, achamos que uma vacina pode ser desenvolvida rapidamente", disse.

 

No entanto, segundo a emissora Fox News, o chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, disse que uma vacina contra o novo coronavírus só poderia entrar em aplicação após um ano ou um ano e meio. Isso porque ela ainda dependeria de testes, desenvolvimento e produção.

 

O presidente ainda disse estar disposto a aprovar um orçamento superior a US$ 2,5 bilhões nos esforços de combate ao novo coronavírus — algo ainda em discussão no Congresso norte-americano entre parlamentares democratas e republicanos.

 

Trump também anunciou que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, comandará o grupo de trabalho responsável por lidar com o novo coronavírus no país. Ele prometeu atuar em conjunto com as autoridades de saúde dos estados norte-americanos.

 

'Risco muito baixo aos EUA'

 

Durante entrevista coletiva, Trump também afirmou que a doença ainda impõe "um risco muito baixo" aos norte-americanos e que os EUA estão prontos para enfrentar o surto do novo coronavírus.

 

Entretanto, logo após a fala do presidente, o secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, admitiu que o risco pode aumentar.

 

"O grau de risco tem potencial para mudar rapidamente. E devemos esperar ainda mais casos nos Estados Unidos", afirmou Azar.

 

Ainda assim, o tom das autoridades norte-americanas que participaram da entrevista coletiva foi otimista. Anne Schuchat, uma das diretoras do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), respaldou a declaração de Trump de que as medidas tomadas — como monitoramento e controle dos cidadãos que chegavam da China — surtiram efeitos positivos.

 

"Nossa estratégia agressiva de contenção aqui nos Estados Unidos tem dado resultados, e é responsável pelos baixos números de casos que temos até agora", disse Schuchat.

 

Na véspera, entretanto, o CDC havia adotado um tom mais pessimista. "Estamos pedindo para os americanos se prepararem para a expectativa de que pode ser ruim", disse um oficial do CDC.

 

"A questão não é se o coronavírus vai chegar aos Estados Unidos, mas quando", declarou a diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias do CDC, Nancy Messonnier.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários