Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, 14:20 - A | A

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, 14h:20 - A | A

AUTORIDADES

Turquia inicia operação contra movimento de pregador acusado de tentativa de golpe

G1

Reuters/Charles Mostoller/File Photo

CLERIGO

 

As autoridades da Turquia emitiram nesta terça-feira (18) ordens de prisão contra quase 700 pessoas suspeitas de vínculos com o movimento do pregador Fethullah Gulen, acusado pelo governo de ter orquestrado uma tentativa frustrada de golpe de Estado de julho de 2016.

 

De acordo com a agência estatal Anadolu, os investigadores procuram 695 pessoas, incluindo militares, policiais e funcionários do ministério da Justiça. Ao menos 159 delas foram detidas na manhã desta terça-feira (18).

 

Em Ancara, um promotor solicitou a detenção de 467 pessoas suspeitas de fraude durante um concurso da polícia em 2009 para favorecer o acesso de simpatizantes de Gulen a cargos de responsabilidade, afirmou a Anadolu.

 

Gulen mora nos Estados Unidos há duas décadas. Ele nega categoricamente qualquer vínculo com a tentativa de golpe.

 

Desde o golpe frustrado, as autoridades turcas perseguem os simpatizantes de Gulen como parte de uma série de expurgos sem precedentes na história moderna de Turquia. Mais de 50 mil pessoas foram detidas, e mais de 140 mil demitidas ou suspensas de seus empregos.

 

As ondas de detenções prosseguem a um ritmo frequente, mais de três anos depois do golpe frustrado.

 

Seguidores de Gulen no Brasil já foram alvo da perseguição do governo de Recep Tayyip Erdogan. Em abril de 2019, Ali Sipahi, um turco que tem cidadania brasileira e reside no país foi preso no aeroporto de São Paulo ao voltar de viagem. A Turquia pedia a sua extradição.

 

Ele foi solto duas semanas depois por determinação do relator do caso no STF, Edson Fachin. Em agosto do ano passado, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade o pedido de extradição apresentado pelo governo da Turquia.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários