Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

POLÍCIA Sexta-feira, 10 de Maio de 2019, 11:52 - A | A

Sexta-feira, 10 de Maio de 2019, 11h:52 - A | A

NOVO MODELO

Cartão de identidade já pode ser solicitado nos postos de identificação

Rayane Alves

Reprodução/Assessoria

rg

 

O novo modelo padrão do cartão da identidade  já está disponível para a solicitação em todos os postos de identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

 

De acordo com o diretor de identificação da Politec, Ailton Silva Machado, os serviços estão disponíveis desde a última quinta-feira (2).

 

O valor da primeira via do novo modelo em cédula é gratuito. Já o preço pela emissão do cartão, como é opcional, é de R$ 99,53.

 

No ato da solicitação do documento, o diretor esclarece que os requerentes deverão optar pelo documento de identidade em papel moeda ou no cartão.

 

“A segunda opção, em cartão de policarbonato, terá o tamanho reduzido e com durabilidade de até 10 anos. O boleto para o pagamento deve ser retirado no Portal da Segurança no campo “taxas de segurança pública”, pontuou.

 

O novo modelo de carteira de identidade começou a vigorar no dia 05 de abril, em Mato Grosso, e foi regulamentado por Decreto Federal nº 9.278. A impressão dos RGs será feita apenas pela empresa Thomaz Greg & Sons, de São Paulo, que foi a vencedora do pregão eletrônico para o serviço de impressão dos documentos de RG do Estado. Porém, Ailton esclarece, que o novo procedimento não será demorado para devolução do proprietário.

 

“Após o período de adequação da tecnologia e integração do envio dos dados, para a gráfica de segurança, começamos a receber os primeiros documentos. A expectativa é que nesse mês de maio a entrega dos documentos solicitadas se regularizem em um prazo de até 5 dias. Isso para o interior é ótimo porque leva-se um prazo de 7 dias corridos e muitas vezes acabava até ultrapassando”, afirmou.

 

Além do número do RG, o documento irá conter o CPF e a possibilidade de inclusão de 15 dados opcionais, como por exemplo, o nome social, o número do Documento Nacional de Identificação (DNI), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cartão Nacional de Saúde, identidade profissional, certidão de reservista, dentre outros.

 

“Mesmo com a essa mudança, os documentos de identidade anteriormente emitidos não perderão a validade. Para solicitar o documento é simples. Basta o requerente procurar um dos postos de identificação credenciados e apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e os comprovantes dos documentos que desejar incluir. Nos postos equipados com kits biométricos, a fotografia, a assinatura e as impressões digitais serão colhidas durante o atendimento.  

 

“Na região metropolitana dentre os pontos procurados são nos Ganha Tempo situado nos bairros Ipiranga, Morada da Serra e Cristo Rei. Em Cuiabá, também além deste pontos que também têm, o cidadão tem a opção de solicitar o documento no Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa”, finalizou.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários