Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 08h:51 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Marcrean Santos: “Vamos trazer o nosso presidenciável Levir Fidelis para oficializar o apoio do PRTB a Pedro Taques”

Redação

 

Primeiro vereador a se beneficiar da lei aprovada pela Câmara Municipal de Cuiabá, que permite que os parlamentares se licenciem para assumir cargos de deputado estadual e federal e senador sem perder o mandato, o hoje deputado estadual Marcrean Santos (PRTB), que assumiu a cadeira com a licença do deputado Adalto de Freitas  (Patriota), fala ao Notícia Max sobre alguns de seus projetos, frisa não temer perder a cadeira na Câmara após o Ministério Público ingressar com uma Adin contra a lei que permite que os vereadores assumam cargos sem perder o mandato, pois diz estar pautado em pareceres da Procuradoria da Câmara e da Assembleia Legislativa, além de jurisprudência no STF, e afirma ainda não ter dúvida de que o governador Pedro Taques (PSDB) conseguirá a reeleição.

 

Notícia Max - O Ministério Público Estadual ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para anular uma Lei aprovada em Cuiabá que permite que vereadores assumam cargos políticos sem renunciar ao mandato. Com isso, o senhor não teme perder a cadeira na Câmara Municipal?

 

Marcrean Santos – Não, eu tenho fé em Deus que não iremos correr nenhum risco, porque estamos pautados em cima da legalidade. Temos uma lei vigente da Câmara Municipal de Cuiabá, temos o parecer da Procuradoria da Câmara, o parecer da Procuradoria da Assembleia Legislativa e temos jurisprudência do STF, do Ministério Público Federal e em nenhum Estado que houve o que está acontecendo em Cuiabá, o Ministério Público tem o poder opinativo, não decisivo.

 

O Ministério Público está cumprindo com seu papel, está correto de questionar. Mas a lei, já tem o parecer e a jurisprudência do STF e do Ministério Público Federal. Estou tranqüilo e confiante, não irá acontecer nada comigo. O vereador Adevair Cabral não veio para cá por medo pessoal, porque amparo jurídico ele tem para vir para esta Casa e temos aqui um vereador de Tangará da Serra, que assumiu quatro meses como deputado federal no lugar do Valtenir Pereira, foi para Brasília, buscou recurso para sua região, retornou ao cargo de vereador e está lá.

 

Então, por que Cuiabá vai ser diferente se em todos os Estados não aconteceu isso aí. Então confio na Justiça, acredito na lei que não tem nada de errado, não é imoral e não é ilegal, porque eu contribui para que o José Carlos do Pátio chegasse nessa Casa, para que o Daltinho chegasse nessa Casa, agora, eu servi para somar, não sirvo para vir para cá. Servi só para fazer os companheiros chegarem a esta Casa. Então, a lei é uma lei justa que faz justiça não só para o vereador Marcrean que hoje é deputado, mas para os demais vereadores que lutaram e contribuíram para eleger deputados federais, senadores e deputados estaduais.E ssa lei é a mais justa que poderia ser implantada em nosso país.

 

Notícia Max – O senhor assumiu na AL prometendo fortalecer o movimento comunitário. Qual trabalho vem realizando nesse sentido?

 

Marcrean Santos – O movimento comunitário é responsável pela maioria das ações que o Poder Público realiza em nossa Capital e no Estado, é o voluntário mais importante de uma gestão pública para o município, para o Estado e para o país, porque é ele que identifica de forma voluntária e espontânea, todos os problemas e as demandas que existem, desde uma lâmpada até a construção de um hospital, desde um buraco à canalização de um esgoto, desde a segurança à construção de uma creche. 

 

Esse líder tem que ser valorizado e reconhecido. Muitas vezes ele fica em segundo plano, porque ele só tem dever. Qual o direito que um líder comunitário tem? Ele não tem o direito de ter um passe livre, não tem o direito de ter o comodato de um veículo para andar, ele não tem direito de nada. Ele só tem o dever de levar benefício.

 

A população quando elege um presidente de bairro, ninguém vai na casa dele perguntar se está doente, se precisa de um apoio, só vai lá para cobrar. O líder é responsável pela creche, pela segurança, se o ônibus está atrasado, então o presidente é um guerreiro, e eu que vim desse movimento, tenho o maior respeito e consideração por essa categoria da qual iremos ainda ganhar muitas batalhas juntos e valorizar esse movimento, que deve ser lembrado todos os dias, pois é ele que está dia a dia nas Secretarias do município e do Estado brigando para levar suas melhorias para as comunidades as quais representa.

 

Notícia Max – Outra proposta do senhor ao assumir na Assembleia, foi o empenho para elaborar um projeto de criação de um centro de recuperação para dependentes químicos. Esse projeto já está pronto?

 

Marcrean Santos – Esse projeto fizemos uma audiência pública na Câmara, enquanto vereador. Eu moro em um bairro, sou filho de uma comunidade que é referência em usuários de entorpecentes. Nós levamos a Polícia Comunitária para lá em 2001 no Governo Dante de Oliveira, que Deus o levou, mas que deixou história para Cuiabá com a descentralização das Polícias Comunitárias, onde equacionou diversos problemas e colocou muitos bairros, onde tiveram cursos de qualificação nas companhias, a polícia colocou a ordem em muitos bairros, e o Pedregal foi um deles.

 

O bairro Pedregal hoje é referência de moradia, e antes da companhia, era referência de coisas negativas, ninguém queria morar, vender casas, matava um hoje e programava para matar mais dois amanhã, mas isso Deus permitiu que fosse equacionado e o bairro foi superando as indiferenças, as questões negativas e hoje é referência de moradia em Cuiabá, estando cem por cento pavimentado, a comunidade hoje foi resgatada a sua auto estima, a credibilidade e devolveu o sonho àquele povo de ter sensação de segurança.

 

O Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, hoje Cuiabá você pega uma pessoa em abstinência, todas elas não têm condições psicológicas de definir o que ela quer da vida, pois está dominada pelo entorpecente e não pode falar nem o que ele quer. Quem sabe o que ele precisa é a Justiça ou a família. 

 

Então ele tem que ser condenado de forma compulsória, mandado para o Centro de Dependentes Químicos criado pelo Estado, com convênio com as faculdades, para que os médicos que estão em fase de conclusão de curso possam estar fazendo o estágio ali, vendo o grau de intoxicação que ele está, quando tempo precisa para ser tratado e desintoxicado, fazer um levantamento completo da vida dele, psicológico, espiritual e material.

 

O problema desse usuário hoje não é problema de polícia, é de saúde pública. Ele precisa da mão forte do Estado para tratar, recuperar, e qual a proposta desse Centro? É que o Senai e o Senac venham oferecer no mínimo 15 cursos profissionalizantes para que ele possa não só ser recuperado, mas ter a oportunidade de sair qualificado.

 

E ainda temos a proposta das empresas terem incentivos fiscais aquelas que absorverem as pessoas que foram qualificadas pelos Centros de Tratamento. Enquanto o governo não tratar, qualificar e dar oportunidade de emprego, ele vai estar só enxugando gelo. Porque a polícia nunca vai dar conta de combater o número de usuários que tem em Cuiabá, em Mato Grosso e no país. Porque o que esse povo precisa não  é de polícia em cima deles, eles precisam é de serem tratados, serem qualificados e terem a oportunidade digna de trabalhar e sustentar suas famílias.

 

Essa é a nossa proposta, estamos montando uma comissão para ir para Brasília para trazer não eó o problemas, mas também a solução para o governo. Nós não só trouxemos aqui a idéia, e sim a idéia e agora vou estar com o deputado Victório Galli, que abraçou a causa, que vem fazendo um excelente trabalho na área da saúde, e somos do mesmo Ministério da Assembleia de Deus, então vamos a Brasília buscar recursos para que o Governo do Estado possa implantar o mais rápido possível esse Centro de Tratamento de Dependentes Químicos que vai salvar vida e valorizar o cidadão, porque uma vida não tem preço.

 

Notícia Max – E quanto as eleições de 2018, o senhor pretende disputar uma vaga na AL?

 

Marcrean Santos – Nós estamos na frente do PRTB em Mato Grosso, estamos lançando chapa pura para deputado federal, vamos trazer o nosso presidenciável Levir Fidelis ainda em junho para oficializar o apoio do PRTB ao nosso governador Pedro Taques, que não tenho dúvida que vai ser reeleito, pelo que ele fez e está fazendo e pelo que ele pode fazer com seriedade pelo nosso Estado.

 

O meu caso vou esperar mais para frente, analisar o quadro eleitoral. O meu sonho era ser vereador e Deus já me deu o segundo mandato de vereador. Hoje estou na Assembleia e só tenho que agradecer a Deus, agradecer o deputado titular Adauto de Freitas que foi sensível e cedeu o espaço para eu vir para cá, então hoje sou um homem realizado e feliz.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários