Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 15:02 - A | A

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 15h:02 - A | A

UNANIMIDADE

Deputado estadual Oscar Bezerra é absolvido pelo TJMT das acusações de dispensar licitações

Redação

REPRODUÇÃO

OSCAR BEZERRA

 

O deputado estadual Oscar Bezerra (PV) havia sido denunciado pelo crime de dispensa à licitação, quando era prefeito de Juara (655 km de Cuiabá), mas por unanimidade foi absolvido pelo Tribunal Regional de Mato Grosso (TJMT), durante a sessão de quinta-feira (3/10).

 

Por diversas vezes o parlamentar fez várias contratações sem o processo licitatório em 2007, época em que era prefeito da cidade de Juara, segundo a denúncia. A defesa notou que não tinha irregularidades, porque o gestor municipal homologava e adjudicava os procedimentos. Ou seja, todas as licitações que chegavam a ele, já tinham sido passadas por todos os outros procedimentos.

 

O desembargador Rondon Bassil Dower Filho, então relator, concordou com a tese da defesa e também não viu danos aos cofres municipais por conta das contratações e os serviços contratados foram prestados, e em nada prejudicou a administração pública.

 

A primeira dispensa trata-se da contratação de serviços de engenharia que seriam prestados em favor da prefeitura e suas secretariais municipais. Após a publicação do edital, que não tinha o prazo de duração da prestação do serviço, foi apresentada uma proposta de um engenheiro civil. 

 

O segundo caso de dispensa e aditamento se refere à elaboração de projetos para firmar convênios junto aos órgãos estaduais e federais, bem como o acompanhamento dos convênios formalizados. Conforme o Ministério Público, as contratações não contavam com qualquer parâmetro para definir o preço máximo.

 

Ele também teria autorizado a inexigibilidade de licitação ao contratar serviço de transmissão de imagem do Município, durante realizações de leilões.

 

Os contratos administrativos irregulares, resultantes das dispensas e inexigibilidades de licitação, teriam “causado” um prejuízo total de R$ 130.897,00 aos cofres da municipalidade, sendo uma inverdade.

 

A denúncia chegou a tramitar na primeira instância, mas após Oscar assumir o cargo de deputado estadual, os autos foram  ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sendo julgada a ação penal, resultando na absolvição do parlamentar.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários