Cuiabá, 12 de Julho de 2025
Notícia Max
12 de Julho de 2025

POLÍTICA & PODER Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020, 08:31 - A | A

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020, 08h:31 - A | A

CONSCIENTIZAÇÃO

Políticas de apoio as pessoas com doença celíaca já é lei em Cuiabá

Redação

 

A importância da conscientização sobre a doença celíaca em crianças, adolescentes e adultos já entrou em debate na Câmara Municipal de Cuiabá, através do Projeto de Lei nº 6.230, de autoria do vereador Luís Claudio ( Progressistas) . A lei aprovada, instituída a Política de Apoio aos portadores de Doença Celíaca no Município de Cuiabá. 

 

Para garantir a efetiva implantação do Programa de que trata esta Lei, fica assegurado o acesso gratuito à realização de exames específicos para diagnosticar a Doença Celíaca, mediante prescrição médica. 

 

Outra parte do projeto aponta a obrigatoriedade na distribuição de cartilhas e folhetos explicativos que deverão ser disponibilizados nos postos de saúde, nas escolas, creches e nas instituições públicas de todo município de Cuiabá. 

 

‘A lei tem por finalidade criar uma rede de proteção em especial as crianças celíacas, para que elas não sejam descriminadas e até mesmo excluídas dos meios sociais’, explica o autor. 

 

O que é Doença celíaca ?

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da condição são dor abdominal e diarréia.

 

A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

1 Comentários


JUCILENE DE LARA PINHEIRO 13/11/2020

Infelizmente a lei não funciona. sou celíaca e não sei onde buscar informações. Em relação aos exames os médicos alegam que não podem pedir todos de uma vez, a regulação não libera. Demorou mais de dois anos pra eu ter diagnóstico. Agora mesmo tenho uma endoscopia digestiva alta com biópsia com urgência, a regulação disse que não tem nem previsão.

1 comentários