Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 09:04 - A | A

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 09h:04 - A | A

EM DOMICÍLIO

Vereadores derrubam veto de Lucimar Campos e aprovam projeto para vacinação de idosos

Redação

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Várzea Grande da última quarta-feira (14) foi aprovado com 12 votos favoráveis, o parecer contrário ao veto da prefeita Lucimar Campos (DEM) a lei n° 4416/2019, com isso os vereadores derrubaram a medida da chefe do executivo municipal que tentava barrar a implantação do programa de vacinação de idosos em domicílio.  A lei é de autoria do presidente do vereador Miguel Angel, popular Dr. Miguel (PSDB).

 

Reprodução

lucimar

 

De acordo com o autor do projeto, a implantação deste programa na cidade não é apenas  questão de saúde pública e sim de humanidade.

 

“Não temos que discutir, pois é um direito do cidadão. Iremos atender pessoas que são incapacitadas de deslocarem até uma unidade de saúde. Nada é mais justo que o Executivo e o Legislativo respeitem esta necessidade”, declara Miguel.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Diante desses números, o governo precisa pensar em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população.  

 

O parecer foi elaborado pela relatora da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR), vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros (PSB). “Tomei extremo cuidado neste parecer. Existe um aporte financeiro para este tipo de atendimento e o custo baixíssimo, tem que ser feito um estudo dentro da Secretaria. Tem idosos que tem Alzheimer e que não conseguem andar. Temos o direito de dar um suporte para estes idosos”, disse Gisa.

 

Outro que defendeu a derrubada do veto é o vereador Carlos Garcia de Almeida – Dr. Carlos Garcia (PSB). “Hoje temos uma Câmara madura e obediente de sua obrigação. Nem precisamos discutir, pois temos programa do Governo Federal para subsidiar, estamos regulamentando esta situação. Meu pai tem 80 anos e tem dificuldades para tomar vacinas, pois não temos este programa no município”, destaca Garcia.

 

Com a lei de vacinação a domicílio a terceira idade terá a mesma qualidade de atendimento oferecida nos postos de saúde e policlínicas agora na sua casa, de forma mais cômoda e prática. 

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários