Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

POLÍTICA & PODER Quinta-feira, 17 de Março de 2022, 09:20 - A | A

Quinta-feira, 17 de Março de 2022, 09h:20 - A | A

SEGURANÇA

Wilson Santos volta a defender instalação de câmeras de vigilância

A proposta foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária na reunião ordinária do dia 14 de setembro de 2021

Redação

O deputado Wilson Santos (PSDB) voltou a defender a aprovação do Projeto de Lei nº 619/2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vigilância no interior de viaturas, aeronaves, coletes e capacetes dos integrantes dos órgãos de segurança pública em Estado de Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar, caso a proposta não seja aprovada nesta legislatura, ela terá êxito em outra legislatura. “Se não for agora, será mais à frente. Os estados de Santa Catarina, Rondônia e São Paulo já estão vivenciando essa experiência, de os policiais colocarem as câmeras nos capacetes e nas fardas. Isso vem reduzindo drasticamente o número de homicídios na Capital paulista”, destacou Santos.

Com as câmeras, Santos afirmou que na capital paulista, no segundo semestre de 2019, houve uma redução de homicídios nos confrontos entre policiais e os criminosos. “Nesse período, houve 165 mortes. Em 2020, o número de homicídios desabou para 17 mortes. Os números falam por si só. Contra fatos não há argumentos”, explicou o parlamentar tucano.

Wilson Santos disse que a proposta é boa para o policial, para que ele possa se defender de acusações por ter cometido possíveis excessos ou abusos de autoridade. “É bom para que ele busque provas. A imagem e o áudio serão fundamentais para que possa defendê-lo de acusações que não procedem”, disse o parlamentar.

Questionado sobre a fala do deputado João Batista do Sindspen (PP) de que a proposta não é viável e que atrapalha o trabalho dos policiais, o deputado Wilson Santos afirmou que respeita a opinião do colega de Parlamento, “mas contra números e contra fatos, ninguém consegue argumentar. O número de assassinatos nos confrontos reduziu”, disse.

A proposta foi aprovada na Comissão de Segurança Pública e Comunitária, na reunião ordinária do dia 14 de setembro de 2021. Em votação no Plenário, do último dia 23 de fevereiro de 2022, o deputado Elizeu Nascimento (PL) pediu vistas da matéria. “As câmeras vão dar mais segurança ao próprio policial e à sociedade”, disse Santos.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários