Cuiabá, 13 de Dezembro de 2025
Notícia Max
13 de Dezembro de 2025

AGRONEGÓCIO Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 12:38 - A | A

Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 12h:38 - A | A

recomposição do estoque

Leilões de compra de 95 mil toneladas de milho em grãos são marcados para dia 18

Compra do cereal visa recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)

Conab

OPrograma de Vendas em Balcão (ProVB) pode ter um reforço de até 95 mil toneladas nos estoques de milho que é vendido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a pequenos criadores animais, sobretudo aqueles que vivem no interior, em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou os editais referentes à compra de 95 mil toneladas de milho, que serão utilizadas para abastecer o ProVB. Os leilões estão marcados para o próximo dia 18, a partir das 9 horas, e são realizados pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe), na modalidade “viva-voz”.

No primeiro leilão (Aviso Nº 101/2025), a Conab pretende adquirir 73 mil toneladas de milho em grãos, a granel, da safra 2024/2025. O milho a ser adquirido deverá ser entregue nos armazéns da própria Companhia nos seguintes estados: Bahia (4 mil toneladas), Distrito Federal (4 mil toneladas), Goiás (8 mil toneladas), Maranhão (9 mil toneladas), Minas Gerais (16 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (12 mil toneladas), Mato Grosso (10 mil toneladas) e Paraná (10 mil toneladas).

Já a segunda operação (Aviso Nº 102/2025) se refere à compra de 22 mil toneladas do cereal. Este produto deverá ser entregue nos armazéns de terceiros credenciados para guarda de estoque públicos e indicados no edital nos estados da Bahia (6 mil toneladas), Goiás (7 mil toneladas) e Sergipe (9 mil toneladas).

Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas, associações e comerciantes, cadastrados perante a Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes da Conab (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e demais exigências dos editais.

Estas operações de compra de milho voltadas para o abastecimento do Programa de Venda em Balcão estão autorizadas pela Medida Provisória nº 1.325/2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no final de novembro, pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF), a partir da Portaria Interministerial nº 34, publicada no DOU desta sexta0feira (12) .

O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles produtores de ovos, leites e carnes, situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação dos seus plantéis.

Os parâmetros de preço de abertura serão informados por meio de comunicado específico com antecedência mínima de dois dias úteis da data de realização do pregão, quando estarão disponíveis no portal da Conab. Todas as informações, como a íntegra do aviso e demais comunicados, bem como os resultados destas operações podem ser acessados no Portal de Comercialização da Companhia.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários