Cuiabá, 04 de Outubro de 2024
Notícia Max
04 de Outubro de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 21 de Novembro de 2017, 10:12 - A | A

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017, 10h:12 - A | A

EQUIPE GESTORA NACIONAL

Ministério da Agricultura cria equipe para erradicação da febre aftosa

Mato Grosso Agro

Chico Valdiner/Gcom-MT

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou uma equipe gestora nacional para atuar na erradicação da febre aftosa no país. Segundo a portaria nº 129/2017, que cria a equipe nacional, cada estado deverá instituir sua respectiva equipe gestora também visando à disseminação do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

 

A portaria nº 129/2017 (clique aqui) é do dia 08 de novembro, porém só foi publicada no Diário Oficial da União que circulou nesta segunda-feira, 20 de novembro.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a equipe gestora nacional da Erradicação da Febre Aftosa atuará no âmbito da pasta e dos Serviços Veterinários Estaduais, segundo o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), junto a instituições públicas e empresas privadas de todo o país.

 

Fazem parte da equipe gestora nacional o Departamento de Saúde Animal (DSA) e o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), subordinados à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa; o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Animal (FONESA); a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); a Associação de Proteína Animal (ABPA); e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).

 

A equipe, destaca o Ministério, terá entre as suas funções o planejamento, o monitoramento da execução e a avaliação do cumprimento das metas globais do programa.

 

O coordenador geral de Sanidade Animal do Mapa, Heitor Medeiros, explica que as equipes estaduais irão institucionalizar e disseminar o programa em todo o país. Ele salienta ainda que tais equipes "deverão conjugar os esforços dos setores envolvidos com o tema, criando oportunidades de participação de instituições e empresas em reuniões, fóruns e palestras para que sejam alcançados os objetivos traçados no Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa até 2023".

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários