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AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 20 de Março de 2017, 10:46 - A | A

Segunda-feira, 20 de Março de 2017, 10h:46 - A | A

ROAD-SHOW PARA JORNALISTAS 2017

Jornalistas conhecem empresas e projetos que revolucionam setor produtivo

Da Redação

 

A Texto Comunicação Corporativa convidou jornalistas de oito estados para participarem do Road-Show para Jornalistas 2017, que foi realizado entre os dias 13 e 16 de março. Um dos convidados de Mato Grosso foi o repórter Beto Terra, dos sites Notícia Max e MT Mídia, que conheceu empresas e projetos que estão revolucionando o setor produtivo.

Entre os projetos apresentados, está a terceira edição da BeefExpo, o mais completo evento da cadeia da carne bovina da América Latina, programados para 6 a 8 de junho de 2017, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, que contará com 500 bovinos de alta capacidade genética, exposição comercial de 60 empresas dos vários segmentos, três dezenas de minicursos dos temais mais relevantes para a atividade, eventos de gastronomia, homenagens a personalidades da pecuária e leilões de genética de alta qualidade. Tudo isso em área de 36.000 m2 climatizada, com estacionamento amplo e total comodidade para os visitantes.

 “Projetamos a BeefExpo para ser o mais completo evento da cadeia da carne bovina da América Latina. O local é especial, assim como a programação técnica e comercial, definida para atender aos interesses dos pecuaristas, técnicos, apaixonados por carne, entidades de classe e empresas do setor, contribuindo para tornar o evento um ambiente perfeito para negócios, relacionamento e disseminação de conhecimento”, destaca Flavia Roppa, diretora da Safeway e organizadora da BeefExpo.

A BeefExpo 2017 deverá receber 15 mil visitantes do Brasil e de mais de 30 países, praticamente o dobro do público do ano passado. “A cadeia produtiva da pecuária está em um momento especial, com valorização da genética bovina de qualidade e dos negócios com insumos, equipamentos, produtos e serviços. Esse trabalho movimenta não apenas a genética, a nutrição, a sanidade e a gestão, mas também o desenvolvimento de novas marcas de carne premium para satisfazer o desejo do brasileiro, um apaixonado por carnes. A BeefExpo foi planejada para ser o fórum de referência da atividade, abrindo espaços para todos os segmentos e os temas mais importantes ligados à carne”, explica Flavia Roppa.

A BeefExpo receberá cerca de 500 bovinos de elite de várias raças importantes, entre as quais Angus, Simental, Wagyu, Nelore, Senepol, Hereford e outras, em julgamentos. A 26ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil é uma das atrações já confirmadas.

Também estão programados leilões presenciais e virtuais de genética de alta qualidade, incluindo das raças Simental e Nelore.

 As realizações da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA) também foi apresentada aos jornalistas, que entre as novidades tiveram conhecimento da 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, o maior e mais completo levantamento do país sobre o perfil dos produtores, seus hábitos e preferências de mídia e comportamento de compra, sendo, assim, uma ferramenta indispensável para as empresas do agronegócio tomarem suas decisões com base em dados reais do mercado e dos seus clientes. A pesquisa ficará pronta em Maio.

Outra importante realização da ABMRA apresentada aos jornalistas foi o Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Rural, que chega à 13ª edição. O evento reunirá mais de 300 profissionais das empresas de agronegócio e agências de comunicação com atuação no agronegócio. E para fechar o calendário das grandes ações da ABMRA em 2017, a entidade realizará a 18ª edição da Mostra de Comunicação do Agronegócio, um espaço privilegiado para os profissionais e agências apresentarem os seus trabalhos, compartilhando a criatividade da comunicação no agro brasileiro. A Mostra reunirá várias categorias de trabalhos, com o julgamento de renomados nomes da publicidade.

Os convidados ainda conheceram Aquaporto, que é um dos associados da Associção Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que promove apoio ao desenvolvimento da piscicultura nacional, atividade que movimenta R$ 4,3 bilhões por ano. 

A Peixe BR engloba as maiores empresas do negócio e entidades de âmbito regional e já representa cerca de 50% da piscicultura brasileira. A diversificação da produção, as questões ambientais e tributárias, o uso de modernas tecnologias, as relações governamentais e a comunicação estão entre as prioridades da Peixe. “A Piscicultura tem um grande potencial de geração de trabalho, renda e divisas, não só para os envolvidos com a atividade, mas também para todo o país. Hoje, a atividade movimenta cerca de R$ 4,3 bilhões/ano e gera 1 milhão de empregos diretos e indiretos”, ressalta Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

Outra visita foi à Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), onde foi demonstrado que ela tem como um dos objetivos ampliar o espectro de ação, deixando de atuar somente com confinamentos e incluindo toda a pecuária de corte. Em resumo, vai de uma atuação forte dentro da porteira, com treinamentos, fóruns de debate e representatividade em ações institucionais voltadas a produção, para atuar fora da porteira, visando defender a imagem da carne brasileira. 

Os sistemas de produção hoje no Brasil são muito variados e o confinamento é apenas uma parte deste sistema, assim como há vários sistemas de engorda. A Assocon entende que o confinamento é apenas uma forma de se intensificar a produção e que existem outras maneiras de se fazer isso. Ela deve, assim, atuar neste processo de melhorias.

A Assocon enxerga que quando se atua em cadeia não há uma diferenciação entre interesses do confinador e da pecuária. Todos são produtores de carne e desejam melhorar a percepção e produção da carne brasileira.

Na Casa Branca Agropastorial, os jornalistas conheceram o  programa de seleção de Angus, Brahman e Simental, que dá um novo e importante passo para intensificar ainda mais o melhoramento genético e proporcionar máxima garantia de qualidade e confiabilidade dos animais em termos de funcionalidade, produtividade, eficiência e adaptabilidade.

“A Casa Branca iniciou um programa de genotipagem de todos os animais do seu plantel. São mais de 1.500 produtos das raças Angus, Brahman e Simental sul-africano para coleta de DNA e análise. Esse trabalho permitirá diferenciar o nosso programa de melhoramento, atendendo às necessidades da moderna pecuária”, destaca o criador Paulo de Castro Marques.

Foi demonstrado que a Casa Branca Agropastoril investe para selecionar animais das raças Angus, Brahman e Simental que produzam mais e melhor, cresçam rápido e cheguem à idade de abate mais cedo.

Já na Merial Saúde Animal, foi apresentado o antiparasitário Eprinex® Injetável como reforço à produtividade da pecuária e exposto que a Merial tem como um dos seus principais objetivos auxiliar os pecuaristas a obterem alta produtividade no seu negócio. Para contribuir nesse processo, a empresa investe continuamente em soluções inovadoras. 

Na Phibro Saúde Animal foi apresentado o projeto “Pecuária do Conhecimento”, que tem como objetivo fomentar a educação, levar tecnologias ao campo e disseminar conhecimento aplicado para aumento da eficiência produtiva na cadeia da pecuária. Idealizado pela equipe de pecuária da Phibro Saúde Animal, à época comandada pelo atual diretor global de bovinos Danilo Grandini e o gerente de desenvolvimento e soluções Cesar Borges, o projeto tem parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), unidade de Colina, interior de São Paulo.

O “Pecuária do Conhecimento” envolve um dinâmico projeto que mescla aulas teóricas e práticas para capacitação de proprietários de fazendas, funcionários, técnicos das empresas de nutrição e consultores de campo, sempre buscando a promoção das boas práticas para a obtenção de melhores índices de eficiência produtiva e econômica dos projetos pecuários.

Na Agro-Pecuária CFM, os jornalistas conheceram o programa de melhoramento genético. Agro-Pecuária CFM aproxima-se da marca dos 39 mil touros Nelore CEIP. São touros suficientes para cobrir cerca de 1 milhão de matrizes! 

Somente em 2016, foram mais de 1.500 reprodutores comercializados. Os números impressionantes não param por aí. Nos últimos dez anos, a CFM atendeu mais de 850 clientes, em 19 estados brasileiros, além do Paraguai. Foram mais de 480 municípios atendidos, onde os reprodutores Nelore CFM vêm multiplicando características como produtividade, funcionalidade, fertilidade, precocidade sexual, conformação de carcaça e outros atributos importantes para o sucesso da pecuária de corte. 

 “São números realmente fantásticos, que valorizam o nosso trabalho e, mais do que isso, comprovam que os touros Nelore CFM são efetivamente melhoradores. Nenhuma marca alcança esse desempenho se não gerar valor para o cliente, ou, no nosso caso, se não atender aquilo que os pecuaristas buscam: eficiência reprodutiva e produtividade”, ressalta Tamires Neto, gerente de pecuária da CFM.

Os convidados ainda conheceram a Coimma Balanças e Troncos, empresa fundada em 1951 por José Dansieri. S Coimma iniciou suas atividades originariamente para consertos de carroças de tração animal e carrocerias de caminhão. Entre a primeira e segunda década de vida, a empresa passou a industrializar equipamentos de pesagem e manejo para pecuária de corte, além de equipamentos de pesagem para caminhões.  Hoje, a Coimma é líder nacional em seu segmento, com 636 representantes em todo território nacional e já exporta para 14 países.

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