O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a reafirmar a soberania nacional um dia após a publicação do decreto do tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 31, por meio das redes sociais. Nesta manhã, o vice-presidente Geraldo Alckmin foi ao programa Mais Você explicar os impactos da taxação de 50% sobre importações nacionais no bolso dos brasileiros.
"Sem soberania, o Brasil não existiria. Foi ela que nos trouxe liberdade e independência. E é ela que aparece em primeiro lugar em nossa Constituição, entre os demais princípios fundamentais", destacou Lula.
A publicação veio acompanhada de uma imagem com o primeiro artigo da Constituição, que assegura a soberania como um dos pilares do Estado.
"Soberania é a autoridade que um povo tem sobre seu próprio destino. É a capacidade de um país decidir seus rumos, proteger seus recursos, cuidar de seu território e defender seus interesses diante do mundo. Soberania é, para nós, o direito de construir uma sociedade livre, justa e solidária", completa o texto.
Mesmo sem citar o entrave tarifário com os Estados Unidos, Lula também ressaltou a importância da cooperação internacional.
"A soberania deve ser acompanhada pela cooperação internacional. O mundo enfrenta desafios que nenhuma nação vencerá sozinha, como a fome e a mudança do clima. Desafios comuns exigem ações compartilhadas. Por isso, atuamos para fortalecer o multilateralismo", se posicionou.
O tom é o mesmo desde que Donald Trump anunciou a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em 9 de julho.
Na ocasião, Lula chegou a afirmar que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém” e destacou que “a soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo.”
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários