Cuiabá, 28 de Abril de 2025
Notícia Max
28 de Abril de 2025

CIDADES Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 05:55 - A | A

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 05h:55 - A | A

RESISTÊNCIAS E CONQUISTAS

1º de Maio: um marco na luta por direitos e reconhecimento dos trabalhadores

Data serve como um lembrete da constante necessidade de defender os direitos conquistados e lutar por novas melhorias

Elloise Guedes

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, não é apenas um feriado para descanso, mas sim um momento para celebrar as conquistas e lembrar das lutas travadas pelos trabalhadores ao longo da história, em busca de condições de trabalho justas e dignas. A data também serve como um lembrete da constante necessidade de defender os direitos conquistados e lutar por novas melhorias.

O Dia Internacional dos Trabalhadores é comemorado no Brasil e em 175 países. As origens do 1º de maio remontam ao movimento grevista iniciado em 1º de maio de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos. Cansados de jornadas de trabalho exaustivas, que chegavam a 17 horas por dia, milhares de trabalhadores se uniram para reivindicar a redução da jornada para 8 horas diárias.

O movimento grevista de 1886 culminou na Revolta de Haymarket, um evento marcado por violência e repressão. Apesar da tragédia, a luta dos trabalhadores não foi em vão. Em 1891, durante um congresso da Segunda Internacional em Paris, a data de 1º de maio foi oficializada como o Dia Internacional do Trabalho. O evento ficou conhecido como The Haymarket Square Riot ou O Massacre da Praça Haymarket.

NO BRASIL

No Brasil, a data só foi reconhecida como feriado nacional em 1925, após anos de lutas e mobilizações da classe trabalhadora. O movimento operário brasileiro ganhou impulso no início do século XX, principalmente por imigrantes europeus que buscavam melhores oportunidades. Essa crescente no discurso por melhores condições de trabalho culminou na primeira grande greve de que se tem notícia no país, em 1917, em São Paulo, quando cerca de 70 mil trabalhadores cruzaram os braços.

Hoje, movimentos sindicais e entidades de trabalhadores lutam para resgatar a memória do discurso original, em que o 1º de maio é a data de celebração e de conscientização da luta das e dos trabalhadores e não dos efeitos e benefícios concedidos a partir do trabalho.

O 1º de maio tornou-se parte do calendário oficial de feriados nacionais a partir da Lei nº10.607, de 19 de dezembro de 2002, que determina os feriados oficiais do Brasil. Somam-se a esta data 1° de Janeiro, 21 de abril, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários