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CIDADES Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 08:25 - A | A

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Início das obras

1ª Ferrovia Estadual começa a se tornar realidade

A expectativa é que a construção leve 3 anos, com início de operação previsto para o 1º trimestre de 2026

Da Redação

O Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística realizam nestasegunda-feira (07.11) a cerimônia que vai marcar o início das obras da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil, em Rondonópolis. A ferrovia vai escoar a produção de grãos do Estado para o Porto de Santos, em São Paulo.

A expectativa é que a construção leve 3 anos, com início de operação previsto para o 1º trimestre de 2026. Serão construídos 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. Está previsto um investimento de R$ 11,2 bilhões na ferrovia, recursos totalmente privados, com a geração de 235 mil empregos diretos e indiretos, impactando 27 municípios na margem do traçado previsto.

Em 2021, a Rumo celebrou um contrato para a construção da extensão da Ferronorte no Mato Grosso. A outorga foi obtida por meio de uma lei estadual que estabeleceu o instrumento de autorização. O principal objetivo do trecho é escoar a produção de grãos. Segundo a Rumo, o terminal de Campo Verde terá capacidade instalada na faixa de 10 a 30 milhões de toneladas úteis por ano

A ferrovia, que quando construída passará por 16 municípios do Estado, terá 22 pontes, 21 viadutos, 2 quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes. Consumirá 1,4 milhão de dormentes e 108 mil toneladas de trilhos.

A assinatura de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União e a empresa Rumo (que irá construir a ferrovia), na quinta-feira (03.11), com auxílio do Governo e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), deu garantias de que a construção da ferrovia garanta os direitos e expectativas dos indígenas que residem nas proximidades do trecho. O governador Mauro Mendes pontuou que a solução foi encontrada de forma conjunta, e dará maior segurança jurídica ao empreendimento.

“Um dos desafios do Brasil é criar um ambiente de segurança jurídica, onde se possa empreender. E não existe nenhuma região que prosperou sem segurança jurídica. Essa solução construída com empatia, vendo o lado dos povos indígenas e do empreendedor. Se nós temos uma alternativa como a ferrovia, temos que fazer”, reiterou.

O diretor jurídico da Rumo, Valter Pedrosa, falou da importância da iniciativa para a logística do estado. “Hoje o nosso terminal de Rondonópolis recebe as mercadorias dos nossos clientes e destina até o Porto de Santos, de onde são exportados especialmente pra Ásia e Europa. Trocando o modal rodoviário pelo ferroviário, vamos nos aproximar dos clientes, reduzindo seus custos de frete e oferecendo melhor condição ao agronegócio”.

 

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