Cuiabá, 12 de Maio de 2025
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CIDADES Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 08:14 - A | A

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MELHORIAS

Abilio Brunini garante CAD nas unidades de ensino de Cuiabá

Os Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CAD) estão sendo disponibilizadas para cada instituição ensino

Elloise Guedes

Com cinco meses de gestão, o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está cumprindo com a promessa de melhorias na prestação de serviços aos alunos portadores de necessidades especiais. Os Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CAD) estão sendo disponibilizadas para cada instituição ensino, entre as creches e escolas municipais, conforme a necessidade de cada unidade.

No começo do ano, pais e responsáveis fizeram uma manifestação, na porta da Prefeitura de Cuiabá, reivindicando a falta de profissionais para atender seus filhos nas escolas municipais. Abilio desceu na Praça Alencastro para conversar pessoalmente com as famílias que protestavam. Na ocasião, o gestor convocou imediatamente a secretária de Educação, e sua equipe para buscar soluções urgentes aos problemas relatados. O prefeito tratou objetivamente todas as demandas solicitadas, de maneira individual e os problemas foram sanados.

O jornal Noticia Max foi pra rua e visitou algumas escolas e creches, em diferentes regiões, e confirmou que nenhuma instituição de ensino passa pela falta de profissionais CAD. Diretores e secretários das escolas visitadas, relataram que está tudo ocorrendo conforme prometido pelo prefeito e todas os alunos estão sendo atendidos conforme a necessidade.

Em um evento de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Brunini anunciou a intenção de ampliar a qualificação dos cuidadores por meio da criação de cursos técnicos e superiores gratuitos, em parceria com instituições de ensino. O objetivo, segundo ele, é garantir uma formação mais robusta e eficaz para os profissionais da área, refletindo diretamente na qualidade do atendimento oferecido nas escolas e creches municipais.

A Prefeitura reafirmou, ainda, que segue aberta ao diálogo com pais, cuidadores e gestores escolares, com o propósito de garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e humanizada para todas as crianças da rede pública municipal.

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