Cuiabá, 21 de Maio de 2024
Notícia Max
21 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016, 16:57 - A | A

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016, 16h:57 - A | A

SAÚDE

AL e Hemocentro fazem parceria para coleta de sangue

Da Assessoria

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – por meio da Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) -, em parceria com o Hemocentro do Estado, promove na tarde desta sexta-feira (16), entre 13h e 17h, campanha voltada à coleta de sangue, que acontecerá no ambulatório da Casa.

A campanha é um chamamento não só aos servidores do Legislativo mato-grossense, mas seus parentese a população em geral habilitados a doar.

São requisitos básicos para a doação sanguínea como estar em boas condições de saúde, pesar pelo menos 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos – menores precisam de autorização do responsável -, estar descansado e alimentado. É necessária a apresentação de documento original com foto recente.

Gravidez, amamentação, resfriado, extração dentária e outras cirurgias, procedimento endoscópico e ingestão de bebidas alcoólicas no período de 12 horas antes da doação constituem impedimentos temporários aos doadores – assim como situações de risco relativas a doenças sexualmente transmissíveis e confecção de tatuagens no corpo, entre outros.

Portadores de hepatite, malária e HIV estão definitivamente impedidos de doar sangue – procedimento que só pode ser feito três vezes ao ano por mulheres (intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra) e quatro vezes por homens (intervalo mínimo de 60 dias).

O objetivo do Qualivida é manter a parceria com o Hemocentro, a fim de realizar a campanha de doação na ALMT pelo menos duas vezes anualmente.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários