Vendedores ambulantes de balas, Samuel de 22 anos e Bruno de 27, nascidos em Brasília, trabalham juntos há oito anos e rodam pelo Brasil para poder sustentar suas casas e famílias. Os dois se fantasiam e vendem suas balas por R$ 2,00 nas principais avenidas, aproveitando as paradas dos semáforos, quando abordam a clientela.
Samuel diz que trabalha em sinaleiros há mais de 10 anos. Para ele, trabalhar vendendo balas é a porta para o empreendedorismo, e segundo conta, o dinheiro das balas é investido em muitas outras coisas, e é possível viver bem com a venda. A confiança, afirma Bruno, é a forma que eles tratam o cliente. “O que a gente vende mesmo não é o produto, e sim a frase que está no papel, transmitindo a nossa idéia”, diz.
Para manterem a renda, eles trabalham em vários estados do Brasil, estimulam as datas e o valor que eles precisam vender para voltar para casa. São Paulo, Minas Gerais, Goiânia, Mato Grosso, entre outros, são os estados que eles rodam há mais de três anos.
Bruno, que já está quase se aposentando das ruas, é ex-jogador de futebol e trabalha com venda de balas há mais de 12 anos. Quando se casou não conseguiu se manter ganhando o salário de jogador em Brasília, e então decidiu vender balas nas ruas. Com dois filhos, um de dois anos e outro de seis meses, e uma esposa para sustentar, com as vendas ele conta que adquiriu casa e carro ao longo dos anos. ‘’Há três anos eu viajo o Brasil, fico 15 dias fora vendendo balas, retorno e fico cinco dias em casa e volto a viajar. Sou eu quem sustento minha casa, minha esposa e compro o alimento dos meus filhos. Mas quero sair do sinal, isso é muito cansativo, e estou à procura de serviço fixo em Brasília, aguardando somente uma proposta”, explica Bruno.
Conforme os vendedores, Muitos descriminam este trabalho e até julgam, dizendo que são ex-presidiários, ex-usuários ou até mesmo que não querem trabalhar. “Mas esta profissão é uma escolha, tendo em vista que podemos ganhar até mais de três salários mínimos em apenas um mês”, finaliza o vendedor.
O trabalho dos vendedores pode ser conhecido através do instagram @guridosinal.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários