Cuiabá, 07 de Outubro de 2024
Notícia Max
07 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, 08h:51 - A | A

CUIABÁ

Casarões do centro histórico passarão por obras de manutenção emergenciais

Redação

 

A falta de manutenção vem colocando em risco o patrimônio arquitetônico histórico no centro de Cuiabá. São esperados recursos do Governo Federal para revitalização, mas enquanto os recursos do PAC Cidades Históricas não chegam, vão ser realizadas obras emergenciais. 

O centro histórico de Cuiabá foi contemplado com 16 obras de requalificação desses espaços, mas enquanto as obras não começam, de acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, as intervenções emergenciais já estão sendo realizadas, principalmente em razão do período de chuvas e dos danos já causados aos imóveis.

Já o Instituto do Patriônio Histórico e Artístico Nacional já havia notificado o município sobre o problema. A superintendente do Iphan/MT, Amélia Hirata, frisa que em um segundo momento se houve uma questão de avaria do imóvel, apresentando risco físico, será necessário envolver a defesa civil municipal que tem a competência para dar orientação, juntamente com o Iphan, que poderá orientar o que pode emergencialmente ser feito.

Entre os casarões e praças que serão recuperados estão a Praça da Mandioca, a Casa de Bem Bem e o Museu da Imagem e do Som, sendo que o Misc já está em obras. Porém, o secretário Vuolo diz que cada projeto tem um cronograma específico, e por isso não deu prazo para conclusão das 16 obras de revitalização.

“Existem os cronogramas individualizados, e esperamos no início do ano que vem apresentar um calendário de inaugurações das obras que serão colocadas”, frisou o secretário.

Já a superintendente do Iphan destaca que os projetos já passaram pelo Instituto e agora é aguardado o prosseguimento do município no sentido de dar encaminhamento a esses processos. “Existe um termo como se fosse uma espécie de convênio que faz o repasse do recurso e o município executa”.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários