Cuiabá, 21 de Abril de 2025
Notícia Max
21 de Abril de 2025

CIDADES Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020, 17:54 - A | A

Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020, 17h:54 - A | A

AVANÇO

Cooperativa dos garimpeiros é criada em Apiacás

A implantação da cooperativa contará com o apoio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e não terá custos aos associados

Redação

A cidade de Apiacás (a 985 km da Capital) conta agora com uma cooperativa de garimpeiros, criada na última sexta-feira (12). O objetivo da instituição é auxiliar na legalização da atividade mineradora no município e será liderada pelo vereador Leilson Feitosa (DEM).


A implantação da cooperativa contará com o apoio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e não terá custos aos associados.


A decisão foi anunciada por meio de uma audiência pública realizada na cidade, que contou com a presença do prefeito eleito Júlio Cesar (MDB), o Júlio da Papelaria.

Esse ano fizemos um compromisso de criar três reservas garimpeiras no norte de Mato Grosso


Durante o encontro, o presidente da Metamat, Juliano Jorge, ressaltou a importância da cooperativa para as famílias que sobrevivem da exploração de minério.


“Esse ano fizemos um compromisso junto com a Agência Nacional de Mineração (ANM) de criar três reservas garimpeiras no norte de Mato Grosso. Em setembro estive aqui, visitando alguns garimpos e os trabalhos começaram avançar”, disse Juliano.


“Hoje foi um dia muito importante para Apiacás, que começa com pessoas que tem um aporte financeiro muito bom e o presidente da Câmara Municipal, o Leilson, que vai comandar a cooperativa. Não tenho dúvida alguma que até o final de fevereiro do ano que vem a gente consiga essa licença para este garimpo estar funcionando”, acrescentou.


Participaram da audiência, o geólogo da Metamat Antônio João, advogado Luiz Augusto Cuissi, responsável pela criação do estatuto da Cooperativa, e Gelcio Silveira que será o tesoureiro.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

1 Comentários


André trevizani Menezes 01/02/2024

Bem relevante.

1 comentários