O sistema de contador regressivo, conhecido como temporizador, instalado em semáforos com botoeira, é um importante aliado para a segurança de pedestres e motoristas durante a travessia. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública já implantou o dispositivo em pontos estratégicos da cidade, como no semáforo da Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do Hospital Santa Rosa. A botoeira é um equipamento utilizado pelo pedestre para auxiliar na travessia segura: ao pressionar o botão, ele obtém o direito de atravessar.
A iniciativa tem como objetivo oferecer maior previsibilidade aos usuários, permitindo que pedestres saibam exatamente o tempo disponível para realizar a travessia e que condutores possam se preparar para a mudança de sinal, evitando colisões traseiras e freadas bruscas.
Com base nos resultados positivos obtidos, a Secretaria prevê a ampliação da tecnologia para outros dois pontos da cidade, fortalecendo as ações de mobilidade segura e contribuindo para a redução de riscos de acidentes.
O recurso já estava presente em alguns cruzamentos da cidade com radares. A novidade agora é a adequação feita para atender às travessias de pedestres. Antes, nos locais onde o semáforo funcionava por botoeira, o sinal só era acionado quando o pedestre pressionava o botão e não era possível prever o tempo exato de liberação, o que inviabilizava o uso do contador.
“Para solucionar essa questão, a equipe técnica promoveu uma adaptação em que o contador passa a funcionar apenas nos 15 segundos finais antes da liberação da travessia. Assim, quando o pedestre aciona a botoeira, o sinal para os veículos permanece verde por alguns instantes, enquanto o temporizador inicia a contagem regressiva nos últimos 15 segundos. Quando o tempo se encerra, o semáforo fecha para os carros e abre para os pedestres, garantindo mais previsibilidade e segurança”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda.
Outros dois semáforos passarão a operar com o mesmo sistema: um na Av. Miguel Sutil, nas proximidades do Mercado Comper, e outro na Av. do CPA, próximo ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT).
A iniciativa reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a proteção de todos os usuários das vias.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários