Cuiabá, 25 de Junho de 2024
Notícia Max
25 de Junho de 2024

CIDADES Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 10:45 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 10h:45 - A | A

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

ICMbio assina concessão de Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Instituto também lança Planos de Ação para Aves da Caatinga e Tartarugas Marinhas

Da Redação

Em evento em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, que acontece nesta quarta-feira (22) o Instituto Chico Mendes formalizará diversos instrumentos que contribuem com a conservação da biodiversidade do País. O primeiro deles será a assinatura do contrato de concessão dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (concorrência nº 03/2023).

A concessão inclui o custeio de ações de apoio a conservação, proteção e gestão do Parque pela empresa Parques Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura (PARQUES FIP). Com a assinatura do contrato, iniciam-se as atividades previstas, com investimentos na infraestrutura do parque nos próximos 30 anos.

Em 2024, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães completou 35 anos e a assinatura do contrato de concessão representa a concretização de mais uma importante etapa da gestão da unidade de conservação.

RPPN

O Instituto Chico Mendes também irá formalizar a criação de quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), unidades de conservação de uso sustentável que totalizam mais de 500 hectares de área protegida, conforme tabela abaixo: 

Reservas Particulares do Patrimônio Natural criadas no dia 22/05/2024 

 

Unidade de Conservação

Localização

Área (hectares)

Bioma

RPPN FAZENDA ANACÃ

MT

17,89

AMAZÔNIA

RPPN LUÍS BEETHOVEN PILÓ

MG

92,34

CERRADO

RPPN RESERVA KAETÉS

ES

239,68

MATA ATLÂNTICA

RPPN SERRA BONITA XII

BA

168,14

MATA ATLÂNTICA

 

O país, segundo a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, possui mais 1.800 RPPNs, que, juntas, somam mais 800 mil hectares do território protegido. Atualmente, são 769 RPPNs na esfera federal, que representam mais de 500 mil hectares de áreas protegidas.

Entre as características importantes desta categoria de Unidades de Conservação destaca-se a possibilidade da participação da iniciativa privada no esforço nacional de conservação da natureza para a ampliação das áreas protegidas em diferentes ecossistemas do país, além de promover o conhecimento científico e a diversificação das atividades econômicas, criando oportunidades de emprego e renda em âmbito regional.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários