O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo diz que durante 90 dias foi realizado um estudo para proceder a instalação dos primeiros semáforos inteligentes em Cuiabá, e que há dez dias a empresa entregou os estudos e o prefeito Emanuel Pinheiro pediu que fosse realizada uma audiência pública para explicar o funcionamento dos semáforos, como foi contratado, o valor e o que vai ser feito. A audiência foi realizada na última terça-feira (07).
Conforme Antenor, as instalações devem ser iniciadas nessa semana. No primeiro estudo serão contemplados 30 cruzamentos nos principais gargalos da cidade, começando na Avenida Tenente Coronel Duarte com a Prainha. Ele diz que o custo ficou em torno de R$ 15 milhões, e que os semáforos hoje são o que há de melhor em tecnologia.
“Serão 125 semáforos ao custo de R$ 15 milhões. Nesse primeiro momento estaremos colocando 30 semáforos, depois mais 30 e depois vamos trocando conforme a necessidade de troca”, disse Antenor.
Conforme levantamento, Cuiabá possui, atualmente, 125 cruzamentos semafóricos, onde alguns deles chegam a apresentar mais de 20 anos de uso, demandando uma maior aplicação de investimento para manutenção desses aparelhos.
Para a aquisição e implantação do sistema inteligente, a Prefeitura aderiu ao pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju (SE) e contratou uma empresa especialista no trabalho de desenvolvimento de tecnologia para mobilidade urbana.
O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas. Além disso, eles oferecem melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade. Os semáforos usados atualmente devem ser destinados ao tráfego em bairros com grandes fluxos.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários