Os cursos de Química, Ciências Sociais e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) serão suspensos pelo Ministério da Educação (MEC), que vai abrir processo para supervisionar a instituição. Os três receberam nota 2, considerada baixa, na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014.
O desempenho das instituições de ensino superior é medido por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o resultado foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23). O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes concluintes do curso, corpo docente, infraestrutura e recursos pedagógicos. A cada três anos, um grupo de graduações passa por esta avaliação.
Ciências Sociais tem duração de 9 semestres e são ofertadas 30 vagas para ingresso no primeiro semestre do ano letivo. Já Química são 8 semestres com 66 alunos divididos para ingresso no primeiro e segundo semestres. Engenharia Florestal possui 10 semestres com oferta de 86 vagas anuais.
Outro lado
O pró-reitor de ensino e graduação em exercício da UFMT, Florisvaldo Fernandes Santos, explicou que a instituição ainda não foi notificada pelo MEC. “Os cursos não são reincidentes e acredito que não haverá suspensão de ingresso de novos alunos. A única coisa que pode acontecer é a restrição de ampliação de vagas”.
A partir da notificação, a UFMT irá reunir com toda a equipe dos cursos para analisar as fragilidades e apresentar um plano de melhorias. A reunião deve ser marcada na segunda semana do mês de janeiro de 2016.
Notas
Os cursos de Arquitetura e Filosofia da UFMT receberam nota máxima (5) na prova do Enade 2014. As notas variam de 1 a 5.
O conceito igual ou acima de 3 é considerado satisfatório. Cursos que obtém notas 2 ou 1 estão abaixo da média.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários