Reeducandos do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, receberam nesta semana os materiais pedagógicos do projeto Mais MT Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação, para início das aulas. Cento e dez reeducandos da unidade prisional estão matriculados neste ano nas classes de alfabetização do projeto.
O Mais MT Muxirum foi criado em 2021 pelo Governo de Mato Grosso e é coordenado pela Secretaria de Educação e prevê o atendimento a 79 mil pessoas até o final deste ano, com idade acima de 15 anos que, por algum motivo, não aprenderam a ler e escrever.
O projeto faz parte da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro do Plano Educação 10 Anos, do governo estadual.
Alfabetização nas prisões
No ano passado, 353 pessoas privadas de liberdade de oito unidades prisionais de Mato Grosso foram atendidas pelo Muxirum: Várzea Grande, Colniza, Sorriso, Alto Araguaia, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda e a colônia penal agrícola.
Apenas na penitenciária de Várzea Grande, 75 reeducandos receberam a certificação de alfabetização realizada em 2024.
Leonardo Ferreira, coordenador de Educação e Trabalho da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, explica que a alfabetização dos adultos integra as atividades de ressocialização promovidas no ambiente prisional e é a porta de entrada para novas oportunidades aos reeducandos.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários