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CIDADES Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 09:01 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 09h:01 - A | A

UNICESUMAR

Pólo de VG passa a contar com cursos híbridos de engenharia e arquitetura

Redação

 

Beto Terra

  

A Unicesumar lançou em Várzea Grande, o Ensino Híbrido nas áreas de engenharias e arquitetura. Engenheiro civil e consultor comercial da Unicesumar, Alysson Gomes  explica que o modelo de ensino híbrido veio para revolucionar a educação, unindo o que a faculdade tem de melhor do presencial com a educação a distância. “A Unicesumar tem 28 anos de existência dentro do presencial e desses 28 anos mais 11 dentro do EAD, e com toda expertise que já conseguimos, elaboramos o ensino híbrido”, disse, ressaltando que além de Várzea Grande, o ensino híbrido será instalado nos pólos de Rondonópolis e Sinop.

Beto Terra

unicesumar

 

Alysson lembra que hoje há uma grande taxa de evasão dentro do curso de engenharia. Dados da Associação Brasileira de Engenheiros, frisa, constata que apenas 35% dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia completam a graduação, sendo um dos motivos as aulas, que são pouco atrativas, e ressalta que desses 65% que desistem, geralmente acontece nos primeiros anos, por não conseguirem se identificar dentro do curso.

“E com o híbrido, a nossa proposta é primeiro, valorizar o tempo do aluno, então deixamos de oferecer aulas maçantes, de 4 ou 5 horas diárias, condensamos as aulas de maneira mais inteligente, que é o que o EAD já faz, através de aulas online, com aulas mais densas, então pegamos o que tem de bom no EAD e trouxemos para nossa aula”, frisa o engenheiro.

Destacando que os engenheiros de uma maneira geral são líderes por excelência, a Unicesumar contará com dois momentos de aulas presenciais por semana, com quatro aulas de 1h20, divididas em dois dias, onde serão utilizadas a metodologia ativa, que servirá para trazer o aluno para ser o construtor do próprio conhecimento.

Nas aulas, ao invés dos alunos ficarem por horas ouvindo o discurso de um professor e depois gastar mais 4 ou 5 horas desenvolvendo listas de exercícios para poder assimilar o conteúdo, a faculdade vai trazer o aluno para desenvolver o raciocínio dentro das salas de aula.

“Ele vai fazer isso com seus colegas, com o tutor, com equipamentos, com tecnologia de ponta. Então, o que o ensino híbrido fez? Pegou o que há de melhor dentro do ensino a distância, que é nossa aula ao vivo e que posteriormente vai estar disponível para o aluno poder rever sua aula, tendo possibilidade de interagir com o professor, e unimos isso que já funciona com o presencial, fazendo com que o aluno desenvolva, debata com seus amigos, desenvolva realmente suas idéias e se torne um líder por excelência”.

Para implantação do híbrido, informa Alysson, os laboratórios foram totalmente repensados. Nas aulas habituais, os alunos têm dificuldades para acompanhar o técnico a fazer os experimentos. Já na Unicesumar, os laboratórios foram feitos para atender basicamente três demandas: O primeiro é compactar o laboratório.

“Estaremos disponíveis em 57 pólos, e para que consigamos levar esses laboratórios com tecnologia de ponta para todos os pólos, a estrutura disponível seria muito grande.  E para que tudo caiba dentro do pólo, reduzimos o tamanho dos laboratórios.”

A segunda demanda é que o equipamento tem que ser palpável, com os alunos tendo condições de utilizar esse equipamento. “Vamos contar com prensas, onde o aluno vai romper seu corpo de prova, contar com instrumentação elétrica onde vai ligar fio a fio, para fazer um circuito funcionar, por exemplo”, diz Alysson, ressaltando que a terceira demanda é a segurança.

“Tudo será feito com segurança. Por exemplo: em uma edificação se você liga uma fase neutra, fecha um curto. É perigoso. No nosso laboratório o aluno vai ligar uma fase neutra, vai acender uma luz, indicando que fechou o curto, que está errado. Então o aluno vai fazer o laboratório, vai pôr a mão na massa de verdade, mas com segurança”.

Para que o novo sistema seja implantado, terá que ser feito grandes alterações no pólo várzea-grandense. Em um primeiro momento serão construídas duas salas, sendo a primeira a sala de aula invertida, que conta com uma disposição de carteiras e alguns instrumentos que invertem o papel do aluno em relação ao professor, e que demanda muito espaço.

“Para isso mudaremos a nossa biblioteca, mudaremos de local, e uniremos o espaço da biblioteca com a nossa sala de aula número 3, e ali será nossa sala de aula invertida. E também teremos que realizar uma maquitaria, para os alunos desenvolverem suas maquetes, e tudo isso terá que ser transformado dentro do pólo”.

Beto Terra

 

As inscrições para o curso já estão abertas, e podem ser feitas no pólo do Unicesumar de VG, localizado na Av. Senador Filinto Muller, 2159, bairro Novo Várzea Grande. As aulas terão início em fevereiro de 2018 e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3684-0401.

 

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