A vacina contra a covid para crianças de 6 meses a menor de 3 anos com comorbidades está disponível em Cuiabá, mas a procura é tão baixa que em alguns dias, apenas uma criança é vacinada. A enfermeira de PSF, Patrícia Parreão confirma a baixa procura, e diz não saber se o fator insegurança dos pais à questão da vacina vem fazendo com que as crianças não sejam imunizadas.
“Mas estamos sempre reforçando da importância de estar tomando a vacina, se protegendo, principalmente agora com a nova onda de covid”, alertou a enfermeira, que lembra que além da UBS do bairro Cidade Verde, outras duas unidades foram designadas para imunização dessa faixa etária: Parque Ohara e Ilsa Terezinha Piccoli.
A coordenadora de vigilância epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, explica que os pais deverão levar o cartão da vacina das crianças e um laudo que comprove a comorbidade da criança, para que haja a imunização.
Já entre as crianças de outras faixas etárias o percentual de imunização também preocupa. Conforme a SMS, entre aquelas que tem de 5 a 11 anos apenas a metade tomou a primeira dose e apenas 31% receberam a segunda dose da vacina anti-covid.
A vacina destinada ao público de 3 e 4 anos é a Coronavac e a capital recebeu cerca de duas mil doses na semana passada. “Estas vacinas que recebemos são para primeira e segunda doses, então metade desse quantitativo recebido será utilizado a partir do dia 30 para primeira dose. Após 28 dias da primeira, a criança deve receber a segunda. É muito importante que as crianças completem o esquema vacinal, para que a proteção contra o vírus fique completa”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira.
As unidades básicas onde as crianças poderão ser vacinadas contra a Covid são: Ilza Picolli, Jardim Vitória 1, Novo Paraíso 2, Jardim Liberdade/Osmar Cabral, Parque Cuiabá, Pedra 90 1 e 2, Parque Ohara, Altos da Serra 1 e 2, Pico do Amor, Cidade Verde e Quilombo. Destas, a UBS Ilza Picolli e a UBS Parque Ohara funcionam com hora estendida, sem interrupção no almoço e com vacinação até às 20h.
Valéria reforça o pedido para que os pais também levem as crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram vacinadas. “A vacinação das crianças começou em janeiro deste ano e ainda assim vacinamos apenas cerca de 50% deste grupo com a primeira dose e a segunda dose está em cerca de 31%. Estamos vencendo a pandemia graças às vacinas, por isso é importantíssimo que todos levem seus filhos para serem imunizados”, ressaltou.
Entenda a vacinação de crianças contra o coronavírus
A vacinação infantil contra o coronavírus é dividida por faixa etária.
Crianças de 5 anos a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. São duas doses, com intervalo de 21 dias.
Crianças de 3 e 4 anos recebem a vacina CoronaVac. São duas doses, com intervalo de 28 dias.
Crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses com comorbidades recebem a Pfizer Baby. Neste caso, são três doses, com intervalo de 4 semanas entre as 2 primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira.
Todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, cartão de vacina e documento de identificação.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários