Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
Notícia Max
12 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, 08:56 - A | A

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, 08h:56 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Suelme Evangelista: “Se antes não era enxergado por outros governos, o agricultor familiar tem voz e tem vez na atual gestão do Taques”

Redação

 

Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Evangelista Fernandes destaca a importância que a Pasta ganhou no Governo Pedro Taques, com o status de Secretaria, ressalta os investimentos que beneficiaram o agricultor familiar no ano de 2017, com entregas de equipamentos tecnológicos, e prevê um ano positivo para 2018, com orçamento do Fethab 2 em que 9% do recurso deverá ser repassado para a área da agricultura familiar

Notícia Max - A agricultura familiar vem recebendo a devida atenção da gestão Pedro Taques?

Suelme Evangelista - Sem sombra de dúvidas, se antes não era enxergado por outros governos, o agricultor familiar tem voz e tem vez na atual gestão do Taques, que criou a Seaf, uma Secretaria exclusiva para atender o produtor familiar. A agricultura familiar que começou como “patinho feio” neste governo, hoje virou “Cisne Branco”, a pauta está na mídia e deve-se a prioridade do governador.

Notícia Max - Quais os principais investimentos no setor no ano de 2017?

Suelme Evangelista - Fizemos diversas entregas de equipamentos tecnológicos, como carros, motos, tanques isotérmicos, resfriadores de leite, plantadeiras, caminhões, entre outros. Outra frente de trabalho é apoiar os programas produtivos como o Pró Café, Pró Leite, Pró Banana, Pró Limão, onde acontecessem capacitações para os técnicos dos municípios, além de implantação de unidades de referência tecnológica, que são propriedades modelo para o aprendizado da comunidade.

Notícia Max - E quais as perspectivas para 2018?

Suelme Evangelista - Em 2017 apresentamos para a sociedade o inédito Plano Estadual de Agricultura Familiar (PEAF), que a Seaf redigiu o documento junto com a sociedade civil de forma democrática, e agora com orçamento do Fethab 2 em que 9% do recurso deverá ser repassado para a área da agricultura familiar, esperamos concluir as metas estabelecidas no PEAF. Além disso, continuaremos a entregar equipamentos que trazem tecnologia para o produtor familiar.

Notícia Max - Como o senhor analisa hoje os incentivos por parte do governo estadual aos médios e pequenos produtores? 

Suelme Evangelista - Percebemos o brilho no olhar do pequeno produtor quando o Estado chega na ponta, eles percebem que o incentivo tem chegado como nunca, e a agricultura familiar com sua produção sustentável e que trás consigo saúde alimentar, é prioridade na gestão.

Notícia Max - Mato Grosso hoje figura como quarto maior produtor de peixes de tanque, mas já foi o segundo no ranking nacional. Falta investimentos no setor?

Suelme Evangelista - A piscicultura é um ramo extremamente competitivo e estamos buscando fomentar o Pirarucu na região do Araguaia, também com projetos de escavação de tanques na Baixada Cuiabana, e na última semana fizemos uma capacitação de piscicultura em Sinop. Estamos buscando qualificar o técnico que atender na ponta o agricultor familiar.

Notícia Max - Quais ações desenvolvidas pela Secretaria para garantir a qualificação e melhoria da mão-de-obra no campo? Quais as parcerias atuais visando essa qualificação? 

Suelme Evangelista - Temos uma cooperação técnica vigente com a Embrapa, que transfere validação e tecnologia nos projetos técnicos da Seaf, além do apoio da Empaer e Ceasa, nossas vinculadas. Realizamos capacitações em vários municípios com técnicos multiplicadores da região, na cadeia do leite, café, banana, limão e mel que ocorre essa semana na Embrapa.

Notícia Max - No interior, como é o trabalho da Secretaria de atendimento aos pequenos produtores?

Suelme Evangelista - Nossos técnicos buscam ir na ponta, conhecer o problema e a demanda de verdade para buscar a melhor solução, então sempre que demandados, fazemos o trabalho de campo com responsabilidade, visando atender comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, cooperativas e associações produtivas, que é o nosso público.

Notícia Max - Qual o trabalho desenvolvido pela Secretaria para facilitar o acesso ao crédito para os agricultores familiares?

Suelme Evangelista - O Desenvolve MT, antigo MT Fomento tem atuado junto da Seaf na liberação de crédito para o pequeno produtor, tanto para o feirante, quanto para o agricultor familiar que quer investir na produção. 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários