Cuiabá, 26 de Abril de 2025
Notícia Max
26 de Abril de 2025

CULTURA Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 10:45 - A | A

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 10h:45 - A | A

SUPERAÇÃO E INCLUSÃO

Eunice Ramos lança livro sobre a importância da comunicação na vida de venezuelanas

“Vozes femininas em movimento” traz histórias de mulheres que, na busca de uma vida digna em terra estrangeira, teceram uma rede de conexões que garante o sustento de suas famílias

Da Redação

Uma dissertação de mestrado marcada pela empatia. Mais do que um estudo sobre o significado da comunicação para quem busca uma nova vida em terra estrangeira, “Vozes femininas em movimento” traz emocionantes histórias e profundas reflexões. São relatos de venezuelanas que deixaram a terra natal e estabeleceram, na região da capital mato-grossense, conexões essenciais à superação de adversidades e à realização profissional. Sob a autoria da jornalista Eunice Ramos, o livro resultante do estudo acadêmico será lançado nesta sexta-feira (25), às 18h30, no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

Com extensa e respeitada carreira a comunicadora, que há mais de 20 anos atua na TV Centro América (afiliada Globo em MT) declara-se apaixonada pelo mundo da informação. Repórter de rede com presença frequente nos programas jornalísticos nacionais da emissora, foi durante a realização de uma reportagem na Casa do Migrante que nasceu o interesse por contar com mais profundidade histórias das corajosas e determinadas mulheres venezuelanas.

“Era novembro de 2020. O mundo havia ultrapassado a marca de um milhão de mortes pela Covid-19. Em meio ao caos generalizado, tive a oportunidade de conhecer pessoas de uma força incrível”, conta. “Por que elas escolheram essa região central do país? Como foram acolhidas? Havia espaço para sonhos e ideais? Na procura pelas respostas, surgiu o tema da dissertação”, explica a autora, que cursou mestrado no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT).

Ao longo de quase 140 páginas, a obra aborda diferentes aspectos do movimento migratório venezuelano, dentre os quais acesso ao mercado de trabalho, gênero e vulnerabilidade. O objetivo do trabalho é mostrar a importância da comunicação para que as mulheres venezuelanas possam, de fato, se sentir “em casa”, com a segurança de um teto para suas famílias, comida na mesa e trabalho, tendo sua identidade cultural o mais preservada possível.

A comunicação está presente em todos os momentos vivenciados por essas mulheres. É ela que oportuniza a criação de vínculos e conexões tanto com a comunidade local quanto entre as próprias migrantes. Muitas encontram no empreendedorismo a forma mais eficaz de geração de renda, adotando, então, estratégias e ferramentas de comunicação para viabilizar negócios. “Pelas redes sociais e o WhatsApp elas vendem e anunciam produtos. É uma verdadeira rede de conexões comunicacionais que, na prática, gera sustento”, pontua a autora.

No prefácio do livro a juíza e Profa. Dra. Amini Haddad Campos, coordenadora do Núcleo de Estudos Científicos sobre Vulnerabilidades da UFMT, destaca a relevância da compreensão do tema abordado. “Olhar para o outro, sem estrangeirismos, sem divisão, sem apartheid cultural, não é de fácil alcance”, observa. “Parabéns à autora, eis um belíssimo trabalho... Todos precisam conhecer mais de sua narrativa”, finaliza, convidando à leitura.

Sobre a autora: Jornalista, escritora e, assim como tantas outras, uma mulher em movimento. Natural de Estrela (RS), Eunice Ramos é formada em Jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Gestão de Marketing (FGV) e Inteligência Estratégica (FAATEC). Em 2022, concluiu o mestrado em Comunicação pela UFMT. Atua como repórter nacional na TV Centro América/MT em Cuiabá.

Serviço:
Evento: Lançamento do livro “Vozes femininas em movimento”
Data e hora: 25 de abril de 2025, às 18h30

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários