Cuiabá, 04 de Julho de 2025
Notícia Max
04 de Julho de 2025

CULTURA Sexta-feira, 04 de Julho de 2025, 15:32 - A | A

Sexta-feira, 04 de Julho de 2025, 15h:32 - A | A

ECONOMIA CRIATIVA

Sedec inaugura espaço com peças do artesanato mato-grossense no Shopping Estação

Loja vai funcionar por 60 dias e reúne peças indígenas, itens em couro, mandalas e outros produtos feitos por artesãos do estado

Da Redação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) inaugura, neste sábado (5.7), às 16h30, a primeira Loja do Artesanato de Mato Grosso. O espaço ficará aberto por 60 dias no piso L2 do Shopping Estação Cuiabá e tem como objetivo valorizar a cultura, a arte e os talentos mato-grossenses. 

Os visitantes poderão encontrar no local uma grande variedade de peças, como itens indígenas, mandalas, vasos, produtos em couro, entre outras centenas de artigos produzidos por artesãos do estado. 

A assessora da Coordenadoria de Artesanato da Sedec, Carolinne Luz, explica que a iniciativa surgiu do desejo de oferecer mais visibilidade ao trabalho dos artesãos locais, com um espaço de exposição por um período mais longo. 

“Buscamos um dos shoppings mais movimentados da cidade e fizemos uma curadoria das peças que serão expostas para divulgar o trabalho de quem faz artesanato em Mato Grosso e dar maior destaque aos nossos talentos”, afirmou. 

Para o gerente de marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra, a parceria com a Sedec é uma forma de fortalecer a cultura regional. 

“É muito bom contribuir com a valorização cultural do nosso estado, recebendo em nosso shopping uma loja dedicada ao artesanato local, onde o público encontrará uma diversidade de produtos artesanais feitos pelos nossos artesãos”, destacou. 

A Sedec tem ampliado a participação dos artesãos em feiras locais e nacionais. Na última FIT Pantanal, realizada em junho, foram comercializados R$ 215 mil em peças nos mais de 100 estandes de artesãos de 25 municípios, um crescimento de 7,5% em relação ao faturamento da edição de 2024. Já no Salão do Artesanato, em São Paulo, o faturamento superou R$ 300 mil com a venda de cerca de 300 peças. 

Entre os dias 9 e 20 de julho, a Coordenadoria de Artesanato levará representantes do Estado para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda (PE), um dos principais eventos do setor no país.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários