Quem recebe benefício social como aposentadoria, pensão, Bolsa Família, BPC, Gás do Povo, por exemplo, deverá tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) até o fim de 2027.
A partir de 2028, o documento passará a ser obrigatório para esse público, e a base principal para o cadastro biométrico no país. Para os demais, a substituição poderá ser feita até 2032.
O governo federal divulgou na última semana prazos para todos os beneficiários de auxílios terem cadastro biométrico.
A biometria é uma tecnologia que identifica pessoas por meio de impressões digitais. O objetivo é combater fraudes e garantir o benefício a quem tem direito, afirma o Ministério de Gestão e Inovação.
Já fazem parte das bases do governo a biometria por meio do título de eleitor, da CNH e da carteira de identidade, por exemplo. Mas a CIN será o principal documento.
Emissão
Atualmente 39,5 milhões de brasileiros já emitiram a CIN.
O documento tem o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país, e no formato físico e digital.
O agendamento e a emissão da 1ª via são gratuitos em todo o Brasil.
A emissão é feita pelos estados e Distrito Federal, por meio dos seus respectivos institutos de identificação.
Para isso, é necessário fazer o agendamento e, depois, levar as certidões de nascimento ou casamento para a emissão da CIN. Informações podem ser acessadas pelo link gov.br/identidade.
Em São Paulo, o serviço é realizado, com agendamento prévio, nos postos do Poupatempo e nas unidades do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.
Vantagens
- Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro e se foi furtado ou extraviado.
- Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.
- A carteira serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
- Garante a segurança da identificação civil, simplifica e torna mais seguro o acesso a serviços.
Versão digital
A versão digital está disponível no aplicativo gov.br. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar esse aplicativo para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH.
Como fazer
- Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’.
- Escolher ‘Carteira de Identidade’.
- E ir em ‘Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital.
- Isso pode simplificar o uso em viagens ou em outras ocasiões onde for necessário se identificar.
A CIN também amplia a segurança da conta gov.br, pois a nova carteira facilita o acesso a uma conta ouro na plataforma do governo federal.
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