Cuiabá, 12 de Fevereiro de 2026
Notícia Max
12 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026, 09:10 - A | A

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026, 09h:10 - A | A

dados da cni

Empresários industriais completam 14 meses sem confiança na economia

Resultado negativo em fevereiro ocorre após Banco Central manter a taxa Selic em 15%

CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 0,3 ponto em fevereiro, passando de 48,5 pontos para 48,2 pontos, mostra levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quinta-feira (12). Com o resultado, os empresários completaram 14 meses sem confiança.

Em janeiro, o ICEI havia subido 0,5 ponto, aproximando-se da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O primeiro resultado negativo do ano ocorre após o Banco Central manter a taxa básica de juros, a Selic, em 15% - patamar que coloca o Brasil no segundo lugar do ranking de países com os maiores juros reais do mundo.

“O patamar elevado das taxas de juros afeta a atividade industrial de algumas formas. Uma delas é por meio do encarecimento do crédito, tanto para empresários quanto para os consumidores. Isso desacelera a atividade econômica. Outra é por meio da formação de expectativas. Diante de uma política monetária mais apertada, os empresários tendem a projetar o enfraquecimento da economia lá na frente, impactando a projeção de demanda deles”, afirma Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários