A pesquisa que mede a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no mês de novembro, mostra a terceira melhora seguida do índice em Cuiabá. O penúltimo mês do ano obteve variação positiva de 0,6% em relação a outubro, saindo de 119,9 pontos para 120,6 pontos em novembro. Na comparação com novembro do ano passado, o indicador evoluiu 15,2%, quando partiu de 104,7 pontos em 2016 para os atuais 120,6 pontos. Os números são da pesquisa realiza pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e turismo (CNC) e foram divulgados pela Fecomércio-MT.
O presidente da entidade que representa o comércio em Mato Grosso, Hermes Martins da Cunha, explica que a melhora da atividade econômica vem contribuindo mês a mês para o bom desempenho da pesquisa. “A redução da inflação e dos juros do crédito têm motivado as famílias a consumirem. Além disso, o período de final de ano deixa os empresários mais confiantes para as vendas”.
Dos subíndices da pesquisa, o que mede o Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), obteve a sétima alta consecutiva, partindo de 94 pontos em maio deste ano para 107,2 pontos em novembro, um aumento de 14%. O subíndice também é superior em 2,5% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando registrava 104,6 pontos.
Sobre a expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), o subíndice teve variação positiva de 0,9% sobre o mês anterior e de 4,6% se comparado com o mesmo mês do ano passado.
O único subíndice que apresentou variação negativa no mês foi o que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), com -1,8% em novembro ante o mês anterior (95 pontos em outubro contra 93,3 pontos). Ainda assim, o resultado obtido em novembro é 40,7% superior ante o mesmo período do ano passado, quando atingiu 66,3 pontos.
Para o presidente da Fecomércio-MT, a reforma trabalhista aprovada e que já passou a vigorar em novembro, com certeza, é um dos fatores para a alta da pesquisa que mede a confiança do empresário do comércio em Cuiabá. “O governo tem conseguido melhorar as condições dos trabalhadores e também dos empresários. A população voltou a consumir mais e, consequentemente, o empresário espera maior retorno nas vendas. O período de final de ano, sozinho, já traz mais otimismo aos empresários, com a data mais importante para o comércio chegando, o Natal”, completou Hermes Martins.
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