Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Nelson Soares diz que as expectativas do comércio são boas para este final de ano, com a CDL trabalhando com índice de crescimento na casa dos 5% a 6%, que em relação ao ano passado, que foi o pior Natal desde a criação da série histórica de aferição, o que remete a um resultado bastante promissor.
“Tem alguns parâmetros que podemos utilizar para chegar a essa conclusão. O primeiro é a inflação controlada, que faz com que o consumidor mantenha seu poder de compra. O segundo é que nessa Natal estamos com a metade da taxa de juros que estávamos no ano passado, o que faz com que o crédito fique mais barato, e terceiro é que tivemos nesse ano uma safra agrícola recorde, que acaba tendo reflexo direto na economia e quatro que mesmo que escalonados, não tivemos atrasos prolongados na folha de pagamento do Estado, o que interfere diretamente na venda do comércio”, frisou o presidente.
Ele ainda destaca o ânimo que se nota no empresariado em enxergar que de fato a economia está em uma crescente, e que isso já vem tendo reflexo direto na contratação de pessoal. Ele lembra que quando há a recessão, quando se tem uma queda acentuada nas vendas, a primeira coisa que o empresário faz é cortar custos, que geralmente estão relacionados ao emprego. Mas destaca que a área de estoque, a loja, continua a mesma.
“Então, quando há um sinal de recuperação da economia, a transferência disso para a realidade é rápida, porque o empresário só precisa contratar gente, que é o que está acontecendo. O estoque ele vai no fabricante e aumenta o pedido, o espaço para ele vender já está ali, não demanda outros investimentos, e como estamos acompanhando a queda no desemprego, já é um sinal que o empresariado está recontratando essas pessoas e confiando que estamos em um futuro bem melhor que tivemos em dezembro do ano passado”, disse Nelson Soares.
O presidente da CDL destaca ainda o horário estendido do comércio, que começou a funcionar desde o dia 1º de dezembro e que foi estabelecido junto com a convenção coletiva de trabalho, tendo um calendário a ser percorrido. “Já temos desde o dia 1º o horário estendido que vai se acentuando na última semana antes do Natal, em que os lojistas passam a trabalhar em horário mais amplo, dando oportunidade ao consumidor tem mais tempo para fazer suas compras”.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários