Língua careca, você conhece ?
Ao contrário do que muitos imaginam, língua careca, não seria uma língua sem cabelo, trata-se de uma inflamação ou infecção aguda ou crônica da língua. O nome científico da doença é Glossite,contudo existem três variações são elas; Glossite Atrófica,Glossite Mediana e Glossite Migratória .
Principais Sintomas
Os principais sintomas são;
* Dores na língua,
* Inchaço,
* Língua com aspecto pálido (mudança de cor),
* Dificuldade de mastigar ,falar e engolir,
* Perda das papilas gustativas
Estes sintomas afetam a sensação gustativa, que a língua em conjunto com o nariz, garganta e esófago proporcionam aos seres humanos. Todavia, existem outros fatores que acometem o paladar, por exemplo; gripe,sinusite, faringite, infecções nas glândulas salivares e etc.
Nestes casos a disgeusia ( diminuição e ou distorção do paladar) pode ter origem de um destes fatores .
Glossite Atrófica
Glossite Atrófica, o principal motivo do seu surgimento é ausência de vitamina B12 ou ácido fólico no organismo. Popularmente conhecida, como língua careca, língua calva. Este estado da doença afeta o paladar, gera dor e sensação de queimação na língua.
Glossite Mediana
Também conhecida como Glossite Rombóide Mediana,a peculiaridade deste estado deve-se à elevações rombóides ou ovóides sobre a língua. O principal prejuízo causado é a perda das papilas linguais ( deficiência ou diminuição do paladar).
Glossite Migratória Benigna
Glossite Migratória Benigna, comumente chamada de língua geográfica, tem por principal característica lesões avermelhadas , erosivas e salientes que possuem semelhanças com um mapa geográfico. Existe a possibilidade dessas lesões migrarem, para outra parte da língua.
Apesar desta doença se manifestar em pessoas de qualquer idade, a maioria dos casos ocorrem em crianças cuja idade varia, entre os primeiros anos de vida. Com tendência a desaparecer por volta dos 07, 08 anos, sendo que a maioria dos caso ocorrem no sexo feminino.
Causas da Doença
A doença ocorre por muitas vezes como consequência de outras enfermidades e maus hábitos, exemplo; sífilis,herpes, falta de higiene bucal e ausência de vitamina B, B2, B12. Porém existem outras possibilidades de contrair a doença, entre elas estão:
* Infecção por fungos
* Baixo nível de ferro na corrente sanguínea
* Infecção Bacteriana
* Reação alérgica ( enxaguante bucal, creme dental, plástico em dentadura, medicamentos para pressão arterial)
* Hereditariedade ( identificado em gerações da mesma família)
Também existe o risco de contrair a doença através de lesões na língua causadas por queimaduras,tabaco e bebidas alcoólicas causam irritação na língua, agravando ou gerando glossite.
Tratamento e Prevenção
O tratamento é realizado de acordo com a causa da doença.Porém o tratamento visa eliminar a inflamação na língua. Existem casos em que há necessidade do uso de antibióticos, antifúngicas, entre outros métodos conforme o caso do paciente.
Durante o tratamento é recomendável que seja evitado o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
A melhor forma de prevenir é através da higiene bucal, evitar o tabagismo e consumo demasiado de bebidas alcoólicas. Entretanto sempre consulte um médico, para concluir o diagnóstico em caso de suspeitas da doença, não faça uso de medicamentos sem prescrição médica.
Realização: plano de saúde amil empresarial
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários