Cuiabá, 14 de Outubro de 2024
Notícia Max
14 de Outubro de 2024

ENTRETENIMENTO Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, 08:00 - A | A

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, 08h:00 - A | A

POR LABI MENDONÇA

O Berro do Boi vai chegar ao público

Assessoria

Divulgação

Berro do Boi

Berro do Boi

Romance de estreia do cineasta, fotógrafo e publicitário Labi Mendonça, paulista de origem radicado em Mato Grosso, O BERRO DO BOI é lançado em Cuiabá, numa simbólica noite de autógrafos.

O Lançamento ocorrerá nas instalações do SESC ARSENAL, no próximo dia 06 de Dezembro, às 19 horas, para convidados, com o autor presente para a noite de autógrafos.

Com uma trama ambientada no interior de São Paulo, no final dos anos 80 e começo dos anos 90, O BERRO DO BOI, romance escrito em 1993, é lançado em um momento histórico desafiador, quando todo o país se depara com situações onde mal se pode separar a ficção da realidade.

 

A região rica e poderosa da cidade de São José, interior do Estado de São Paulo, é onde se ambienta, no final dos anos 1980, uma dramática luta entre poderosas forças envolvendo interesses da Cannery do Brasil, multinacional que tenta dominar o mercado de carnes na região, e ricos pecuaristas, donos do Frigorífico Cardini. A guerra por áreas estratégicas da produção de carnes torna-se inexorável e culmina durante os meses de preparação para a Expoagro de São José, a maior feira agropecuária da região e uma das maiores do país em volume de negócios. Na trama um tema crucial: a utilização ilegal de hormônios para acelerar a engorda do gado. Em um ambiente explosivo e exacerbado, diante de evidências de crimes, um assessor da Associação Rural, contrata um jornalista investigativo de São Paulo para desvendar o golpe. Várias tramas se fundem nesta novela dramática de desfecho imprevisível. Amor, mágoas, traições, sexo, negócios escusos e mortes misteriosas se misturam perigosamente envolvendo personagens densos e ao mesmo tempo paradoxais, numa história onde poucos são inocentes.

 

 

O AUTOR

Foto: Gabriel Salgado

Berro do Boi

 

No final dos anos 60, a cidade de São José era já o maior e mais promissor centro urbano da região norte do estado de São Paulo. Com duzentos e cinquenta mil habitantes, sediava o mais desenvolvido polo comercial num raio de duzentos quilômetros e tinha uma invejável concentração de hospitais modernos e bem-equipados. A estrada de ferro, até a abertura das rodovias que cortaram a região nos anos 60, tinha sido o escoadouro natural de gado e das grandes safras de café, também um forte produto da sua atividade agrícola.

 

Vinte anos depois, naquela sociedade, uma espécie de Dallas brasileira, costumava-se dizer que só havia duas classes sociais: os patrões – grandes senhores de terras, cujas gerações de filhos, também fazendeiros, eram compostas de médicos, advogados e engenheiros – e no outro extremo, a classe dos empregados que serviam aos patrões.

 

Labi Mendonça (Labieno Gabriel Salgado de Mendonça), 67 anos, é paulista, natural de São José do Rio Preto. Filho de um médico e pecuarista, Thales Mileto Correa de Mendonça, e Célia Salgado de Mendonça, uma professora de línguas, é publicitário, cineasta, editor, roteirista, diretor e produtor de filmes. Consolidou sua vida profissional no Rio de Janeiro nos anos 1970, quando trabalhou com expoentes da comunicação, do cinema e da publicidade. Viveu 10 anos produzindo filmes na África. No final de 1989 regressa ao Rio de Janeiro. Em 1995 muda-se para Cuiabá, Mato Grosso onde atua por mais de 17 anos com destaque na publicidade regional. É atualmente sócio-diretor da Meio&Fim Produções, empresa de produção de conteúdos para o mercado audiovisual.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários