Uma das principais novidades do calendário do futebol brasileiro para 2026 será a criação da Copa Sul-Sudeste. A CBF trouxe mudanças significativas, nesta quarta-feira (1), para a próxima temporada e, entre elas, incluiu novos formatos e torneios regionais.
Assim, a nova competição terá 12 clubes de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por outro lado, os times do Espírito Santo jogarão a Copa Centro-Oeste.
Cabe destacar que as equipes que estiverem classificadas para a Libertadores e a Sul-Americana não disputarão o interestadual. Para a próxima temporada, serão dois representantes de cada estado.
Neste primeiro ano, a entidade irá oferecer a possibilidade de escolha. Ou seja, se um clube se classificar pelo estadual (sem disputar Libertadores e Sul-Americana) e não quiser disputar a Sul-Sudeste, não haverá punição por parte da entidade.
Entenda o formato
Nesta primeira edição, serão dois representantes de cada estado e ocorre de 5 de março até 7 de junho. Entre os critérios, serão seis vagas através do resultado dos campeonatos estaduais de 2025 e mais seis através do resultado dos campeonatos estaduais de 2025 ou para campeões de torneios seletivos de 2025.
Desse forma, o torneio terá três fases. Na primeira, os clubes serão divididos em dois grupos de seis e jogarão em turno único apenas contra as equipes da outra chave.
Em seguida, os dois melhores se classificam para a fase semifinal em jogos de ida e volta, da mesma forma que a decisão também terá confrontos de ida e volta.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários