O governador da Califórnia, Gavin Newsom, aproveitou a polêmica fala do secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, sobre “generais e almirantes gordos” para ironizar o presidente Donald Trump nas redes sociais.
Durante um encontro com quase 800 oficiais de alta patente na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, na Virgínia, na terça-feira (30), Hegseth criticou a aparência das tropas e disse que era “inaceitável ver generais e almirantes gordos pelos corredores do Pentágono e liderando comandos no país e no mundo”.
Depois, ele assinou ordem que prevê até demissão de militares que não emagrecerem.
Newsom, do Partido Democrata e opositor de Trump, reagiu publicando no X o vídeo do discurso de Hegseth acompanhado de uma montagem de Trump comendo sanduíches, tirando o paletó. Na legenda, o democrata ironizou: “Acho que o Comandante em Chefe precisa ir embora!”.
A publicação do governador diz, reproduzindo a mensagem de Hegseth: "É completamente inaceitável ver um comandante-chefe gordo nos corredores da Casa Branca".
O perfil oficial do partido Democrata postou apenas uma imagem do presidente Trump em resposta a uma descrição do discurso do secretário com o comentário "Isso é interessante".
A fala de Hegseth foi vista como parte da ofensiva do governo Trump para endurecer regras de disciplina e aparência dentro das Forças Armadas, em meio às mudanças anunciadas pelo secretário, que incluem testes de aptidão física obrigatórios e a proibição de barbas.
O Pentágono passou por oito meses de mudanças drásticas desde que Trump assumiu o cargo, incluindo demissões e proibição de livros em bibliotecas acadêmicas.
No início deste mês, Trump assinou uma ordem executiva para renomear o Departamento de Defesa para "Departamento de Guerra", título que manteve até depois da Segunda Guerra Mundial, quando autoridades buscaram enfatizar o papel do Pentágono na prevenção de conflitos.
O episódio é mais um capítulo da troca de provocações entre o governador da Califórnia e o republicano, que já travam embates frequentes nas redes sociais.
A administração Trump já chegou ameaçar Newson de prisão. A declaração ocorreu em meio aos protestos em apoio a imigrantes e contra a atuação de agentes de imigração em Los Angeles.
O Serviço de Imigração Americano (ICE na sigla em inglês) foi designado por Trump para prender imigrantes em situação irregular nos EUA. Críticos dizem que os agentes fazem uso excessivo de força e repressão violenta, além de deter cidadãos americanos.
O presidente americano chegou a enviar tropas da Guarda Nacional a Los Angeles para conter os protestos. A medida foi criticada por autoridades locais, como Newson. Depois, a Justiça considerou a decisão de Trump ilegal.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários