Cuiabá, 13 de Novembro de 2025
Notícia Max
13 de Novembro de 2025

INTERNACIONAL Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 07:56 - A | A

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 07h:56 - A | A

entenda

China se enfurece e ameaça Japão por fala 'ultrajante' de nova premiê japonesa sobre Taiwan

Declaração de Sanae Takaichi no Parlamento japonês na semana passada causou uma crise diplomática entre os dois países asiáticos

G1

O Ministério das Relações Exteriores da China exigiu nesta quinta-feira (13) que a primeira-ministra recém-eleita do Japão, Sanae Takaichi, retire o que chamou de declarações “ultrajantes” sobre Taiwan, alertando que, caso contrário, o Japão “deverá arcar com todas as consequências” por seus comentários.

Takaichi provocou uma crise diplomática com a China ao afirmar no Parlamento japonês, na semana passada, que um ataque chinês contra Taiwan poderia representar uma “situação que ameaça a sobrevivência” e desencadear uma possível resposta militar de Tóquio.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, disse em entrevista coletiva que a fala de Takaichi representou uma "interferência grosseira" nos assuntos internos da China e um "duro golpe" nas relações bilaterais entre as duas potências asiáticas.

“Se o Japão ousar intervir militarmente na situação do Estreito de Taiwan, isso constituirá um ato de agressão, e a China reagirá de forma contundente”, disse Lin.

A China reivindica Taiwan —ilha separatista com governo democrático próprio— como parte de seu território e não descarta o uso da força para tomar o controle do território. Taiwan rejeita as reivindicações de Pequim e afirma que apenas seu povo pode decidir o futuro da ilha.

Até a última publicação desta reportagem, não há sinais de que a escalada de tensões entre China e Japão em torno dos comentários de Takaichi estejam diminuindo.

Uma publicação em uma conta de mídia social ligada à emissora estatal chinesa CCTV, na quarta-feira, chamou Takaichi de “criadora de problemas” e alertou que ela “terá que pagar o preço” se continuar a “vomitar merda sem limites”.

Também na quarta, outro porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que o Japão está "dando passos errados" por condecorar uma autoridade taiwanesa, e recomendou que o governo japonês tenha "prudência" sobre Taiwan, que chamou de "linha vermelha que não pode ser ultrapassada".

Enquanto isso, figuras políticas de alto escalão em Tóquio pediram a expulsão do cônsul-geral da China em Osaka, Xue Jian, que compartilhou um artigo sobre as declarações de Takaichi e comentou: “A cabeça suja que se mete onde não deve precisa ser cortada”.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, classificou o comentário de Xue como “lamentável”.

O Japão “continuará a instar fortemente o lado chinês a tomar as medidas apropriadas para que isso não afete a direção geral das relações Japão-China”, disse Motegi em entrevista coletiva na quarta-feira, no Canadá, durante uma reunião do G7.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários