Cuiabá, 14 de Julho de 2025
Notícia Max
14 de Julho de 2025

INTERNACIONAL Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 14:24 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 14h:24 - A | A

BRAÇOS CRUZADOS

Funcionários do Starbucks entram em greve em mais de cem lojas dos EUA

R7

Trabalhadores de mais de cem lojas da rede de cafeteria Starbucks estão em greve por um dia, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (17) para protestar contra o que dizem ser uma retaliação ilegal contra sua organização sindical. A informação é da agência Reuters.

Com cerca de 2.000 pessoas, a paralisação ocorre no único dia do ano em que o Starbucks distribui copos reutilizáveis, vermelhos e com tema natalino, para os clientes que compram café.

Em anos anteriores, a promoção aumentava o tráfego, resultando em longas filas e lojas esgotando rapidamente os copos.

Os trabalhadores dizem que são mal pagos e não têm horários fixos. Eles também estão protestando contra demissões, fechamento de lojas e outras ações que dizem ser uma retaliação ilegal da Starbucks contra eles por se sindicalizarem.

"Estamos nos organizando para ter uma voz no trabalho e um verdadeiro assento à mesa", disse Michelle Eisen, funcionária de uma loja da rede de Buffalo, Nova York.

A rede Starbucks tem quase 9.000 locais de propriedade corporativa nos Estados Unidos, onde ficam as lojas.

A empresa disse que respeita o direito dos funcionários de se organizar, que o fechamento das lojas ocorreu devido a questões de segurança e que os colaboradores demitidos violaram as políticas da empresa. A companhia e o sindicato se acusam mutuamente pelo atraso na negociação.

A rede, com sede em Seattle, não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.

Em agosto passado, o Comitê Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA ordenou que a Starbucks recontratasse alguns baristas que haviam sido demitidos e eram ligados ao sindicato.

No ano passado, funcionários de cerca de 260 pontos de venda da rede decidiram aderir ao sindicato. Dezenas deles começaram a barganhar condições melhores de trabalho no mês passado.

Via Twitter, o sindicato disse, nesta quinta-feira, que a manifestação é a maior já coordenada na história. A organização postou fotos dos manifestantes em calçadas no bairro de Queens, em Nova York, em que os funcionários seguravam cartazes com os dizeres: "Sem contrato, sem café".

O sindicato distribuiu a própria versão dos copos comemorativos vermelhos, mas com o design do Sindicato dos Trabalhadores do Starbucks.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários