Escola Estadual Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, localizada no Bairro Dr. Fábio em Cuiabá, com 21 anos de fundação.
A mesma, leva o nome do professor de matemática João Crisóstomo de Figueiredo (in memoriam), nascido em 20 de janeiro de 1923, no bairro Dom Aquino, homem dedicado aos estudos, considerado por muitos como: ‘elétrico’ e ‘hiperativo’; com personalidade forte, verdadeiro amante da educação pela qual dedicou sua vida.
Constituiu família, teve 4 filhos lindos e maravilhosos: Gerson Luís de Albuquerque, Paulo Cézar Thadeu, Lídia Maria e Maria Helena, pessoas do bem, comprometidas com as causas sociais, tendo como referência o pai.
Viveu os últimos dias de sua vida com a segunda esposa, dona Neuza Margarida Maciel de Figueiredo.
Com exímia atuação como docente, em Cuiabá, lecionou em várias escolas estaduais, entre elas: Liceu Cuiabano, Barnabé de Mesquita e Barão de Melgaço.
Foi João Crisóstomo, quem fundou o Ginásio Brasil no bairro do porto, juntamente com Gastão Matos Müller (ex-senador da República) e o também, professor e primo, Antônio Cezário de Figueiredo Neto.
A antiga escola, que leva o nome do Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, localizada no bairro Dr. Fábio, será disponibilizada para o município de Cuiabá, para que nela seja implementada a educação infantil e o ensino médio. Essa disponibilização, dar-se-á em regime de comodato.
O novo colégio construído pelo governo do Estado, que leva o nome do Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, localizado, no bairro Dr. Fábio II, será inaugurado no dia 279, o novo colégio CEI 02 – Colégio Estadual integrado EE Prof. João Crisóstimo de Figueiredo.
A nova escola CEI, de forma inédita implementou na rede estatual o Programa SER Família + Educação, criado pela primeira-dama Virginia Mendes. A meta é, fazer do CEI o ponto focal para interação entre a escola, a família e a comunidade. A intenção é contribuir com a promoção de um ambiente educacional mais colaborativo e enriquecedor, reforçando ações de inclusão, diversidade e responsabilidade social.
“Alan Porto, destacou que o SER Família + Educação também será implantado nas outras três unidades semelhantes que estão sendo construídas em Cuiabá, nos bairros Dr. Fábio e no Pedra 90; além de outra no Bairro Padre Aldacir, região do Capão Grande, em Várzea Grande”.
“Todas as escolas seguem o mesmo projeto arquitetônico, com 24 salas e capacidade para 1.700 estudantes. Ter o SER Família + Educação ativo nestes colégios fará muita diferença”, afirmou o Secretário.
As novas escolas trazem um diferencial substancial, com: laboratórios de primeiro mundo, refeitório aconchegante, biblioteca ampla e arejada, salas climatizadas e disponibilizadas com: Chromebooks e Smart TVs, os corredores com iluminação natural e túneis de vento que refrescam o ambiente e áreas de convivência externa, além de Quadra Poliesportiva e Piscina.
(*) LICIO ANTONIO MALHEIROS é professor e geógrafo.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários